23.6.10

Inspiração: crochet

Confesso que, quando pensei no meu vestido de noiva, umas das ideias passava por ter um peito "personalizado" e artesanal feito em tricot ou crochet.
Essa ideia acabou por não ser colocada em prática, talvez por eu não ter tido a inspiração certa naquele momento. Mas a verdade é que continuo a gostar dela e a achar que os vestidos podem ficar muito bonitos e originais.

Por exemplo, este vestido Karen Millen pode servir de inspiração:

Eu acho que utilizaria a parte do peito e colaria um cinto ou então deixaria o crochet até à anca; em ambos os casos, a saia seria a abrir e de outro tecido. Mas também acho que o vestido fica bem tal como ele é, ou então até aos pés.


Depois há uma série de vestidos Yolan Cris (à venda na Pronoivas - marca portuguesa) com detalhes em crochet:


Há este fantástico vestido Rosa Clará com detalhes do mesmo tipo:


E há ainda este vestido que eu adorei e que me apetece (muito) copiar numa outra cor:

Depois é ainda possível complementar com detalhes nos vestidos das meninas das alianças, como já mostrei num outro post.


Vocês usariam um vestido com pormenores em crochet ou tricot?

13 comentários:

cvcsvg disse...

Adorei o primeiro!!!
É lindo tal e qual como está!!

Queen of Hearts disse...

Eu usaria, adoro. E amei o vestido da Karen Millen, lindíssimo!

Fios de Vida disse...

Eu usaria sem problema algum. Adorei os vestidos mas concordo misturaria outro tecido:-) É até uma boa ideia para um vestido mais personalizado.

Anónimo disse...

Eu usava, adorei a ideia :)

Cat e Ju disse...

Eu adoro roupa em crochet, acho que fica lindo. Aqui em Moçambique há à venda vestidos de capulana (tecido tradicional) com a parte do peito em crochet, fica muito bonito. Esse último vestido, verde, é maravilhoso! Vale mesmo a pena copiar!

E? disse...

Cat e Ju, adoraria ver esses vestidos!!


beijinhos a todas

Pratos de Ouro disse...

Boa Tarde.

Venho por este meio divulgar um novo blog de opiniões pessoais, onde apenas destaca os assuntos actuais na nossa sociedade. Se possivel, divulgue ou apenas se torne seguidor.

http://quadratura-do-circulo.blogspot.com/

Cat e Ju disse...

Vou tentar tirar fotos de um que a minha mãe tem e depois envio!

D disse...

Eu valorizo todo o artesanato manual (incluindo a escrita) e, por isso, gostei muito deste post. Crochet e vestidos de noiva é um excelente "casamento" - que alguém tenha a iniciativa de promover esta ideia em maior escala e dar emprego a várias formidáveis tecelãs poruguesas.

E? disse...

Bem pensado, Andréia!
Eu por acaso tenho a ideia que alguns criadores portugueses estão a usar materiais e técnicas tradicionais, mas vou tentar investigar melhor acerca disso.
E vi numa exposição um vestido Linas Noivas (de Braga) com um peito trabalhado com uma fita em modo artesanal. Achei muito bonito :)

D disse...

Sim, estão. Eu fiz uma reportagem em Vila Verde há vários anos sobre um projecto da Anabela Baldaque com artesãs de lenços dos namorados. (Este ano, a estilista repetiu a dose: http://www.cm-vilaverde.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=1220&Itemid=60)
Nas artes plásticas, mais recentemente, também há o exemplo da Joana Vasconcelos a trabalhar com renda.
Quanto mais, melhor!

E? disse...

Muito interessante, sem dúvida!
Quanto à Joana Vasconcelos, eu gosto imenso dos brincos gigantes de "filigrana", que pelos vistos estão a ter muito sucesso :)

Anónimo disse...

Com certeza, o tricô ta mega em alta e é lindo se bem feito, esse taum amor, mas não optaria por verde e rosa junto!
O blog ta sempre lindo! parabens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...