4.3.13

Entrevista ao videógrafo Carlos Ferreira - Videoart

Carlos Ferreira; fotografia de Pedro Vilela

Desta vez, estive à conversa com um dos melhores videógrafos de casamento do nosso país: Carlos Ferreira, da empresa Videoart. Admiro imenso o seu trabalho, a sua sensibilidade e o seu talento para "contar histórias" e para nos fazer sonhar.

Ora vejam lá se não concordam!


Cristiana e Rui :: Highlights from Carlos Ferreira {Vídeoart} on Vimeo.


Quando é que começou a trabalhar como videógrafo?
Comecei a trabalhar em 2001.

Há quanto tempo trabalha com casamentos?
Comecei nos eventos pelos “pequenitos”. Fiz o meu primeiro baptizado em 2003 e casamento só em 2004.

Carlos Ferreira; fotografia de Matilde Berk

Sempre sonhou ter esta profissão?
Sempre sonhei contar histórias, contagiar as pessoas com um pedaço de imaginação ou de realidade. Não tinha uma ideia precisa de qual a profissão certa para isso; poderia ter sido jornalista, publicitário, escritor ou guionista... Mas foi quando realizei a primeira curta-metragem na faculdade que percebi que era isto que queria seguir. 

Morito Fotografia

Há algo que o tenha surpreendido neste mundo dos casamentos?
O que mais me surpreendeu foi descobrir que estava apaixonado por filmar casamentos e que desejava fazer isto com tanta força.

Como é que os noivos o costumam abordar pela primeira vez?
Sou abordado por email, mas, como sou péssimo na resposta célere por essa via, costumo adjudicar telefonicamente a maior parte das vezes.

Carlos Ferreira; fotografia de Pedro Vilela

Com que antecedência é que o devem contactar?
O ideal é 6 meses a 1 ano. No entanto já me contrataram na semana do casamento porque descobriram o meu trabalho e, apesar de não terem previsto aquela despesa, não poderiam deixar de ter o casamento registado da minha forma.

Marca alguma reunião antes do casamento para que se conheçam melhor? Costuma fazer algum vídeo com os noivos antes do casamento?
Faço sempre questão de me encontrar com os noivos antes do casamento, conhecer um pouco da sua história e do que têm preparado para o grande dia. O porquê das coisas interessa-me muito. Porque escolheram um certo local para o evento, as características da cerimónia, entre outras coisas. Até porque casar. Uso todos os insights que posso para costruir um filme à medida.

Carlos Ferreira; fotografia de Pedro Vilela

Há alguma dica que queira dar aos noivos?
Sejam criativos. Tornem o vosso dia de casamento único, especial, um reflexo de quem vocês são. Preparem tudo muito bem, mas no dia relaxem e divirtam-se. Deixem-se ir. É um dia fantástico. Desfrutem. É uma celebração à qual se devem entregar de corpo e alma, sem stress... E divirtam-se, dancem, curtam... em breve passará e por isso aproveitem ao máximo. A memória deste dia será uma das mais doces que terão, por isso invistam nessa recordação. Procurem alguém com quem se identifiquem e registem esse dia para sempre. Valerá a pena.

Costuma dar sugestões relativamente ao vestido, ao fato, ao bouquet, ao local ou a outros pormenores?
Não costumo dar sugestões sobre determinados assuntos. Mas tenho em mente que os noivos nunca casaram e que a minha experiência no aconselhamento a diversos níveis é muito útil. Quero que os meus clientes tenham o melhor dia possível e se puder contribuir para isso melhor.

Carlos Ferreira; fotografia de André Castanheira

No dia do casamento, como faz para conseguir captar imagens do noivo e da noiva antes da cerimónia?
Quando faço a reunião de preparação com os noivos, definimos todas as cenas que fazem sentido ser captadas. Na maior parte das vezes, os preparativos antes da cerimónia são momentos essenciais para a construção da história do dia. E em conjunto com os noivos definimos a melhor forma de captar os preparativos, se com um ou dois videógrafos, por exemplo.

Tem um número limite de horas para estar em cada casamento?
Não temos limite de horas. Estamos enquanto houver motivo para isso.

fotografia de Pedro Vilela

Desloca-se a qualquer parte do país?
Deslocamo-nos a qualquer parte do país e estrangeiro.

Se os noivos pretenderem, fornece também o vídeo em bruto?
Quando os noivos desejam as imagens em bruto, costumo recomendar a opção com uma pequena edição, de modo que fique mais interessante. Desta forma ficam quase com um novo filme, uma espécie de documentário tipo “cinema vérité”.

Como faz para escolher as músicas?
Na maior parte das vezes, os noivos preferem que seja eu a escolher. Faço uma enorme pesquisa, estou sempre alerta e de Shazam em punho.

fotografia de Pedro Vilela

Tem parcerias com profissionais de outras áreas relacionadas com o casamento?
Tenho parceiras afectivas e emocionais - pessoas com que adoro trabalhar e com quem é um prazer estar. 

Há algum ritual dos casamentos de hoje em dia que ache que deveria mudar?
Vejo que hoje em dia os noivos desejam personalizar o seu casamento e adaptam os rituais tornando-os seus. Essa evolução é fantástica!

fotografia de Pedro Vilela

Qual é o momento que prefere num casamento?
Esta é a única pergunta à qual não consigo responder. Gosto da riqueza e do carácter distinto de cada um dos momentos do casamento.

Se casasse hoje, que tipo de escolhas faria?
Se casasse hoje teria  que ser num local onde nunca tivesse filmado. Iria querer ter os amigos e familiares mais próximos comigo, como toda a gente. Contratraria fotografia e vídeo, mas seria dificílimo escolher.
Talvez viajasse. Talvez fizesse na aldeia dos meus avós. Talvez fosse uma cerimónia budista ou um casamento cristão. O que é certo é que seria com a mulher que tenho ao meu lado neste momento.

fotografia de André Castanheira

Depois de uma declaração tão bonita, pouco me resta para além de agradecer ao Carlos por toda a simpatia e pela entrevista tão esclarecedora.

E, para terminar em beleza, deixo mais um lindo vídeo da sua autoria:


Carlota e Francisco :: Highlights from Carlos Ferreira {Vídeoart} on Vimeo.

2 comentários:

https://www.facebook.com/Kabuki.MakeUp.RitAmorim disse...

O Carlos tem o bom gosto e o profissionalismo que muitos anseiam, mas poucos alcançam! Que nos cruzemos por estas andanças, muitas vezes e muitas vezes. Já tive o privilégio de poder ter o meu trabalho documentado através das tuas fotos e todas elas marcam a diferença! Parabéns pelo empenho e dedicação. Um beijinho

Elsa disse...

Excelente entrevista e excelente profissional!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...