1.3.13

Socorro, tenho uma festa e o vestido não me serve!

Emmy Rossum

Recebeu um convite para um casamento mas não se sente à vontade para usar aquele vestido de que tanto gosta? Acha que precisaria de uma dieta mas falta muito pouco tempo para o evento?

De facto, o ideal teria sido optar por uma dieta contínua e equilibrada, iniciada com bastante tempo de antecedência e que incluísse uma reeducação dos hábitos alimentares. Assim, a perda de peso seria gradual e, depois de atingir o peso ideal, o processo de manutenção ficaria facilitado. 
Quando este processo ocorre de forma correcta, o organismo habitua-se a melhores hábitos e a rotinas saudáveis, e é evitado o efeito ioiô de oscilações de peso.

No entanto, isso não impede que seja possível obter alguns resultados rápidos no caso de haver necessidade para tal.
Nestas situações, é muito importante ter paciência e controlar a ansiedade, de modo a reduzir a vontade de experimentar todo o tipo de dietas, que podem não ser equilibradas e saudáveis.

É também importante ter em conta alguns riscos da perda rápida de peso:

- Metabolismo mais lento
A restrição excessiva de calorias, ao contrário de provocar uma contínua perda de peso como se possa pensar, faz com que o organismo tenha menos alimentos para processar e “poupe” energia pela carência energética. Não havendo gasto de calorias, não há perda de peso.

- Flacidez
Pode ocorrer por carência dos nutrientes adequados, mas também por não haver ganho de massa muscular.

- Enfraquecimento de cabelo e unhas

- Baixa imunidade e doenças associadas a falta de vitaminas e minerais (ex.: anemia)


Tendo todos estes aspectos em conta, passemos então à indicação de algumas medidas que provocam melhorias quase imediatas, sobretudo no bem-estar e na redução do volume corporal. Convém mais uma vez salientar que a saúde tem que ser prioritária e que as dicas que vão ser referidas devem ser entendidas como algo temporário.

- Comer devagar e mastigar bem
O estômago demora algum tempo a enviar ao cérebro o sinal de saciedade. Se comer mais devagar, dará tempo para que a transmissão do sinal ocorra e consequentemente ingerirá menos alimentos e melhorará a digestão, para além de saborear melhor a comida.

- Descansar e dormir bem
Faz com que o começo de um novo dia seja positivo, sem stress acumulado e sem necessidade de compensações com “alimentos conforto”.

- Praticar exercício físico
Mantém-nos ocupados e faz com que descansemos melhor, por provocar um cansaço físico. Além disso, melhora o bem-estar psicológico que condiciona qualquer dieta.

- Estabelecer horários para as refeições e não comer nada entre elas
Deve ter em conta que não é conveniente ultrapassar as 3 horas entre cada refeição. Esta rotina é um dos maiores aliados para o bom funcionamento do organismo e para o controlo do peso.

- Beber água ou chá entre as refeições
Ajuda a controlar o “vício de petiscar” ao longo do dia, e diminui a ingestão de refrigerantes e sumos de fruta que contêm muitas calorias e aumentam o apetite.

- Evitar açúcares e alimentos muito doces que são extremamente viciantes
A redução do seu consumo faz com que sinta progressivamente menos vontade de os ingerir.

- Fazer refeições mais leves ao jantar e, tendo como objectivo o efeito mais rápido em poucos dias, optar por jantar apenas sopa (por exemplo, na semana que antecede a festa)
Não prolongar esta alteração por mais tempo pois, apesar de haver ingestão suficiente de fibras, vitaminas e minerais, há carência de proteínas.

- Não cear, a não ser que jante cedo e se deite muito tarde
Mesmo assim, independentemente dos horários, não deve comer imediatamente antes de se deitar. À noite o nosso organismo fica mais lento e deve haver uma redução calórica para compensar esse facto.

- Eliminar o consumo de fritos/guloseimas/chocolates/bolos nos dias anteriores à ocasião especial
Desta forma, evitará uma má digestão e barriga inchada.

- Diminuir o consumo de sal ou produtos muito salgados
Provocam uma maior retenção de líquidos e consequente inchaço.


Conseguindo fazer estas mudanças de hábitos, os resultados serão realmente notórios.
Para além disso, há alguns produtos que podem dar uma ajuda para esta redução de volume e para a motivação em se continuar a perder peso. Temos o exemplo dos drenantes (com imensas marcas no mercado), que são principalmente úteis para quem tem dificuldade em ingerir a quantidade adequada de líquidos por dia ou quem costuma fazer retenção de líquidos. Mesmo que não seja o caso, como o objectivo é ter resultados rápidos, a toma vai tornar o processo mais fácil, provocando igualmente uma redução de volume.
Tendo uma festa ou ocasião especial, o drenante deve ser bebido ao longo de 10-15 dias antes do evento, durante o dia e de preferência entre as refeições, pelo controlo do apetite entre elas, tal como já foi referido.

Os outros produtos associados ao emagrecimento (inibidores de apetite, bloqueadores da absorção de gorduras, entre outros) têm efeito apenas após algum tempo de toma, não tendo grande utilidade se o objectivo for a perda rápida de peso.

Emagrecer de forma equilibrada e saudável requer tempo, paciência, disciplina, cumprimento de regras e muita força de vontade. Nunca é demais realçar que só assim é possível garantir resultados duradouros, e que qualquer método que saia deste equilíbrio deve ser apenas encarado como temporário e descontinuado.


[artigo elaborado com a colaboração da Dra. Leila Machado da Silva, nutricionista
- leila.msilva@slims.pt]

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...