13.9.10

Entrevista a Sofia Ferreira - Brancoprata

A Sofia é responsável pelos serviços de decoração, styling e material gráfico da empresa portuguesa Brancoprata. E, como admiro os trabalhos que tem feito, convidei-a para uma entrevista :)


Como surgiu a ideia de trabalhar em decoração de casamentos?
Sempre gostei de decoração de interiores, de criar ambientes, de detalhes, daí até me apaixonar por casamentos foi um saltinho!

Nota alguma diferença nos critérios dos noivos e/ou no tipo de decoração de há uns anos para cá?
Infelizmente não tanto como gostaria. O mercado em Portugal está muito limitado pelas Quintas e pelos Caterings que muitas vezes controlam as decorações e usam a desculpa da exclusividade para não permitir que outras empresas façam decoração nos "seus" espaços…

E as tradições têm mudado? 
As tradições têm mudado um pouco mas felizmente somos um povo de brandos costumes e acima de tudo muito orgulhosos daquilo que é nosso. Penso que as tradições associadas aos casamentos portugueses são para manter pois todas elas são muito ricas!

Mudaria algo nos hábitos/rituais de hoje em dia relacionados com casamentos?
Continuo a achar que se dá demasiada importância à comida… é sem dúvida importante mas deverá ser o ponto fundamental da festa??

O seu trabalho é bem recebido em Portugal?
É bem recebido pelos nossos clientes ;) disso temos a certeza!! No entanto ainda agradamos a um pequeno grupo de pessoas que procura algo alternativo!

Em geral, quais são as diferentes etapas do seu trabalho desde o primeiro contacto com os noivos?
Tudo começa com reuniões para falar sobre a inspiração inicial, cores, materiais e pequenos detalhes que podem não parecer importantes mas são fundamentais para a criação de um conceito! Só depois são apresentadas propostas (sempre diferentes para cada cliente)!

É comum os noivos terem desde o início uma ideia definida do estilo que pretendem?
Depende de casal para casal! Existem noivos que têm uma ideia clara daquilo que querem, (ou muitas vezes daquilo que não querem), por norma conhecem muito bem o nosso trabalho por isso já trazem ideias ou conceitos que viram aplicados em casamentos e acharam graça. No entanto existem casais que não fazem ideia daquilo que gostam ou que querem … nesses casos as reuniões que temos e as informações que trocamos são fundamentais e muito úteis!

Há algum estilo de decoração que seja da sua preferência?
Acho que não tenho um estio definido! Ao longo dos anos tenho visto coisas fantásticas e todas elas diferentes… penso que cheguei a um ponto em que gosto de tanta coisa que será difícil escolher um estilo! Acima de tudo gosto do desafio de criar uma decoração que vai de encontro ao que o casal pretende.

Qual é a sua opinião acerca dos temas de casamento? Ajudam? Podem limitar demasiado? Até que ponto acha que os noivos devem ser fiéis a um tema?
Hoje em dia não sou grande fã de temas de casamentos… Em 2003, quando começamos a trabalhar exploramos essa questão mas depois penso que toda a indústria dos casamentos caiu no exagero e comecei a achar os temas muito limitativos e por vezes um autêntico absurdo! Acredito que deve existir um fio condutor em todo o casamento, uma inspiração, um ponto de partida, algo que marque o casamento, algo que o torne dos noivos… e isso nem sempre é fácil, pois obriga o cliente a fazer uma reflexão sobre aquilo que o caracteriza como indivíduo e como casal.

O que é que acha que deve ou não deve combinar num casamento, essencialmente em relação a cores?
Tudo é possível em relação a cores, a única coisa que peço é que não entrem em modas… e isso acontece muito cá… senão vejamos o exemplo dos atoalhados pretos, ou dos espelhos como centros de mesa… nada contra, mas quando todos os noivos fazem o mesmo dificilmente se consegue uma festa única e pessoal.  Acho que é muito importante que tudo esteja a combinar, chego ao cumulo de gostar de pormenores tais como a cor das meias do noivo ser igual à conjugação de cores do bouquet da noiva!!

Tem material próprio que costuma reutilizar em diferentes casamentos, ou compra tudo aquilo de que precisa de propósito para cada casamento?
Tenho material próprio (…muito) mas para todos os trabalhos de decoração adquirimos novos objectos!! Não existe nada melhor que ir às compras quando estamos a idealizar uma decoração, as possibilidades são infinitas!!… E depois como qualquer mulher… adoro uma tarde de compras!

Faz os arranjos florais, ou trabalha em colaboração com floristas?Neste momento faço os arranjos com duas colaboradoras de ouro (a Fernanda e a Cristina) que me ajudam imenso e são, sem dúvida nenhuma, uma mais valia para o Brancoprata! Gosto muito do ambiente de trabalho que temos e do facto de poder confiar em ambas!

No orçamento que apresenta aos noivos já estão todos os gastos incluídos, incluindo as flores e os objectos decorativos?
No orçamento de decoração as únicas coisas que não estão incluídas são louças, atoalhados, mesas e cadeiras!

Costuma decorar também o local da cerimónia?
Se os noivos assim o desejarem também fazemos decoração da cerimónia!

Quanto custa em média um serviço seu de decoração de um casamento?
Existem muitos factores que alteram o orçamento… o local a decorar, o número de convidados, tipo de decoração, etc… é impossível precisar!

Trabalha em colaboração com outros profissionais de casamentos?
Quando acreditamos num serviço recomendamos e quando necessitamos de recorrer a profissionais da área dos casamentos trabalhamos em colaboração!

Se casasse agora, que tipo de escolhas faria?
… esta é talvez a pergunta mais difícil que me fizeram… sinceramente não sei dizer!! As possibilidades são tantas… acho que nem o céu é o limite!! Talvez optasse por algo mais simples como um picnic ou um churrasco!! Ou então optaria por um casamento mais citadino… alugava um prédio vazio no Porto com vista para a cidade e depois criava tudo de raiz, escolhia um menu com pratos leves e diferentes, poucos convidados e flores…. muitas, muitas flores!! Escolhia uma banda sonora baseada em rock alternativo e procurava estar feliz e descontraída ;) seria um sucesso pois seria o meu casamento… e este é o segredo de um dia de casamento feliz… acredito que todas as noivas devem pensar assim em relação ao seu casamento!


Muito obrigada, Sofia!! E parabéns pelo talento e pelo trabalho que tem desenvolvido!

2 comentários:

with love fotos disse...

Adoro o trabalho da Brancoprata! :) As jarras tipo bolas de espelho são um must, não me importava nada de ter uma na minha sala! :P

Mami ( Sónia ) disse...

Adoro o trabalho da Brancoprata, alias já tive a oportunidade de ir a um casamento totalmente organizado por eles e adorei foi dos melhores que fui até hoje.

Beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...