4.8.10

Entrevista à violoncelista e cantora Fátima Neto

Fátima Neto (fatimamoreiraneto@gmail.com) é uma pessoa que claramente nasceu e vive para a música. É também extremamente multifacetada e muito experiente.

Para além de pertencer à banda Pólen e de dar aulas de música, canta e toca violoncelo em casamentos, colaborando também com outros músicos.



Fiz-lhe uma série de perguntas sobre o seu trabalho, às quais ela respondeu prontamente:


Há quanto tempo tem esta profissão, e como é que tudo começou?
Sou violoncelista desde os meus 13 anos, portanto há 18 anos que tenho esta profissão, mas só a partir dos meus 18 anos é que comecei a tocar em casamentos. Cantar é uma coisa muito recente, há pouco mais de um ano, actualmente apresento-me em público fazendo a totalidade das cerimónias e não só, faço actuações com banda mas sempre esporadicamente, nada de muito regular.

Qual é a sua formação/experiência a nível musical?
A minha formação é superior, licenciatura em ensino de música área vocacional violoncelo, pela Universidade de Aveiro.

Quantas pessoas costumam trabalhar consigo? Qual é o papel de cada um?
Normalmente tenho uma única pessoa que trabalha comigo assiduamente e que toca piano.

Se os noivos pretenderem ter mais ou menos músicos ou cantores, não há problema? Qual é a sua flexibilidade a esse respeito?
Normalmente os noivos não sabem muito bem o que querem e cabe-me a mim mostrar-lhes as várias possibilidades, mas sempre de acordo com os gostos pessoais de cada um. A cerimónia é vivida de formas diferentes, alguns noivos sonham com a sua entrada na igreja, outros não levam muito a sério e é apenas porque fica bem!

Se os noivos lhe pedirem para tocar/cantar em conjunto com um coro, aceita o desafio e está disposta a ensaiar com as outras pessoas?
Claro que sim. Ainda este fim de semana toquei e cantei num casamento em que a cerimónia foi dividida e as partes instrumentais foram da minha responsabilidade e as partes cantadas, com a excepção de uma única parte a pedido da noiva, foram da responsabilidade do coro e eu acompanhei com o violoncelo. Foi muito bonito.

Tem um repertório específico, ou toca o que os noivos pedirem ou o padre exigir?
É como já tinha dito, o repertório é feito pelos noivos de acordo com um vasto leque de músicas que tenho para eles escolherem. Há determinadas partes da cerimónia que é impossível fugir à regra e a letra é sempre a mesma, o santo, aleluia, cordeiro etc.; as restantes são da escolha dos noivos. Há que ter atenção ao pároco e às exigências dele, mas acho que eles começam a ceder às vontades dos noivos e permitir mais música não litúrgica nas cerimónias, nomeadamente os instrumentais.

Toca em qualquer tipo de cerimónia, seja ela civil, católica ou de uma outra religião?
Em cerimónias civis e religiosas (católicas) já toquei e faço esse tipo de serviço, de outras religiões nunca apareceu nenhum convite mas não vai contra a minha religião fazer, por isso estarei disponível para tal. Claro que terei que fazer um estudo prévio para perceber a logística e não cometer nenhum erro; respeito acima de tudo.

Qual é a sua opinião acerca da introdução de música não litúrgica nos casamentos católicos? E qual é a sua opinião acerca da proibição desse tipo de música em muitas igrejas?
Bem! Aqui entro por um campo muito pessoal. Normalmente limito-me a fazer aquilo que os noivos querem e não dou a minha opinião e claro que há coisas de que não gosto e outras que estou muito cansada de ouvir e de tocar. A música tem um principio na religião por isso qualquer uma fica bem numa cerimónia, basta que faça sentido para quem a escolheu. O que não me parece nada bem são músicas cantadas nas entradas dos noivos, isto porque segundo as normas a cerimónia começa com um cântico de entrada e se tiver algo cantado antes não me parece nada bem. Nestas situações eu alerto os noivos para o mais razoável, agora se é o Ave Maria, marcha nupcial ou outra música qualquer tanto me faz. 

Também organiza a parte do salmo? Já vi pessoas que cantam o salmo sem se deslocarem ao altar. Também faz assim?
Não!!!! Isso nunca. A partir do momento que estamos dentro de uma cerimónia, seja ela de que religião for, temos que respeitar e cantar no local e não ir ao altar é, no meu entender, uma falta de respeito para com o local onde estão. Não sou muito praticante da minha religião mas respeito muito.

Costuma ter uma reunião prévia com o padre?
Não é muito usual mas antes da cerimónia faço uma pequena reunião, até para ele se inteirar das músicas que são para cantar e tocar. Já aconteceu o padre avançar e não me dar tempo de tocar o que estava previsto!!! É muito mau, eu sei, mas foi a realidade e no momento que estava preparada para tocar tive que me levantar a correr e cantar. Não foi nada agradável mas muito poucas pessoas se aperceberam e nem os noivos deram conta, os nervos também eram muitos.

Conheço igrejas que têm órgãos de tubos fantásticos. Trabalha com alguém que esteja habilitado a tocar em órgãos de tubos?
No mundo da música todos se conhecem e arranjar alguém que toque é muito fácil. Conheço muito bons organistas com a mesma formação que eu, sendo desta forma muito fácil juntar.

Há alguma mudança que tenha observado ao longo dos tempos, quer em termos de tradições, quer em termos de gostos ou exigências dos noivos?
Hoje em dia a cerimónia religiosa, no meu entender, está banalizada; só a fazem porque fica bem e porque há tradição na família. Os noivos pouco ou nada sabem sobre ela e ficam muito admirados quando lhes falamos em salmo, aleluia, santo, cordeiro, oração da paz. Sabem que tem as entradas e a entrega do ramo. São muito poucos aqueles a quem a cerimónia faz algum sentido nas suas vidas e para quem é imprescindível fazê-la, e esses são os mais exigentes e com uma ideia muito bem definida de como querem que seja.

Fornece outro tipo de serviços, como por exemplo a animação durante os aperitivos ou a refeição?
Sim! Faço animação dos aperitivos tanto sozinha como com outros instrumentos, violino, piano, guitarra, que pode ser uma contratação separada da cerimónia; posso fazer uma e não a outra.

Costuma trabalhar em parceria com outros profissionais de casamentos?
Tenho alguns contactos de empresas de eventos que me contratam para vários serviços de animação e não me chamam só para casamentos. Ultimamente tenho trabalhado com uma empresa só de casamentos que gostou do meu trabalho e me tem contratado para o efeito.

Qual é a sua área (geográfica) de actuação?
A minha área é a zona norte e centro, na zona do Porto e arredores, no entanto poderei fazer serviços para mais longe com o acréscimo das despesas de deslocação, claro.

Há alguma dica que queira deixar?
Quando pensarem no casamento e na cerimónia, tentem ouvir as pessoas ao vivo. As gravações são muito bonitas mas hoje em dia tudo é possível e o dia é demasiado especial para se arriscar. Não deixem que os músicos vos manipulem para determinadas músicas, não é necessariamente o mais bonito (como eles dizem) mas sim o mais fácil para eles. Encontrem alguém que vos faça essa preparação e acompanhem sempre que possível o processo. Hoje em dia há muitos que se vendem por muito pouco, aumentem o orçamento porque é por uma boa causa.

Se casasse agora, que tipo de escolhas faria?
Ai!!!!! Isso é difícil pois existem tantas músicas de que eu gosto que nem me atrevo a tentar!
De qualquer modo, posso adiantar que será com música erudita e com uma cantora lírica. O coro poderá ser um opção pois a música “Happy day” é uma das que mexe comigo e cantada por um coro gospel seria fantástico. Quanto à música erudita, há um sem fim de opções e é complicado escolher, mas sei quem escolher para cantar e tocar. Vou só adiantar quem gostaria de ter a cantar e sobre os restantes músicos não me vou pronunciar: Isabel Alcobia. É professora na universidade de Aveiro e já fiz dois casamentos com ela e foram MARAVILHOSOS, simplesmente memoráveis. Ela é capaz de aceitar o convite, dado o carinho especial que temos uma pela outra.
É muito difícil para um músico, como eu, que gosta de géneros tão diferentes, escolher a música ideal ou aquela que nos diz algo; são tantas... Quando tiver a lista prometo enviar e também posso adiantar que dentro de pouco tempo poderei anunciar ou oficializar.



Muito obrigada, Fátima, e muitos muitos parabéns pela notícia!!

1 comentário:

Hoje Criei disse...

Relativamente à Fátima Neto (e porque tenho o privilégio de a conhecer pessoalmente), posso dizer que se trata de uma profissional enquanto violoncelista e que é uma pena não rentabilizar mais a voz que tem. Se precisarem de alguém que cante o salmo de forma exímia e não queiram contratar uma especialista, convidem a Fátima para o fazer que não se arrependem!
Beijo e parabéns pela entrevista à entrevistada e à entrevistadora.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...