16.8.10

Entrevista aos fotógrafos R2Arte


Gostei muito das imagens que vi online dos fotógrafos R2Arte, e então achei que seria uma excelente ideia 'entrevistá-los'. Eles foram muito simpáticos e aceitaram imediatamente :)

Mas nada melhor do que eles mesmos para fazerem as devidas apresentações:


Há quanto tempo é que fotografam casamentos?
Fotografamos casamentos há cerca de 2 anos, mas só este ano com mais regularidade.

Sempre sonharam ser fotógrafos e, em particular, fotógrafos de casamentos?
Podemos dizer que a fotografia nos acompanhou desde sempre. Ambos os nossos pais tinham uma paixão por fotografia, que nos foi transmitida e que foi crescendo ao longo do tempo. Começámos a fotografar há mais de 15 anos e nunca mais parámos. Paisagem, Natureza, Viagens e Retrato foram os temas mais explorados, durante muito tempo. Realizámos algumas exposições individuais e colectivas e publicámos alguns artigos e reportagens em revistas da especialidade. Mais recentemente temos vindo a desenvolver a área de Moda/Glamour. A Fotografia de Eventos, mais concretamente de Casamentos surgiu por acaso, quando uma grande amiga nossa nos escolheu como fotógrafos do seu casamento. Como gostámos muito da experiência, decidimos apostar igualmente neste tema, tendo vindo a fazer trabalhos nesta área cada vez mais intensamente.




Há algo que os tenha surpreendido neste mundo dos casamentos?
Sim! Temos vindo a descobrir que é possível realizar trabalhos sempre diferentes, cada casamento é um mundo, tudo muda! E depois temos sentido imensa vontade de evoluir nesta área, explorando cada vez mais diferentes enquadramentos, ângulos, jogos de luz/sombras, sempre com o objectivo de melhorar e diversificar o resultado final!

Como é que os noivos os costumam abordar pela primeira vez?
Varia muito. Temos muitos contactos de mail, através do nosso site (www.r2arte.com), que descobrem através de pesquisa na Internet. Temos também outros contactos mais pessoais, por nos conhecerem de um casamento onde estiveram, ou por recomendação de amigos nossos ou mesmo de noivos/convidados de casamentos que fotografámos.

Marcam alguma reunião antes do casamento para que se conheçam melhor? Costumam fazer sessões fotográficas de noivado? Que vantagens é que vêem nessas sessões?
Marcamos sempre reunião com alguma antecedência à data do evento, para nos conhecermos pessoalmente e discutirmos os pormenores do evento. Desta forma conseguimos perceber os gostos dos noivos na área de fotografia e atender ao que pretendem! O nosso trabalho é feito exclusivamente a pensar nos noivos! Cada vez mais nos pedem sessões fotográficas de noivado, que são um excelente meio de percebermos como os noivos se comportam em frente às câmaras, e assim aferirmos melhor o que fazer e explorar no dia do evento! Essas sessões fotográficas permitem sem dúvida “quebrar” o gelo e permitem que os noivos estejam muito mais à vontade e seguros no dia do casamento.



E nas sessões depois do casamento, como Trash the Dress?
O “Trash the dress” só agora começa a ter alguma popularidade, sendo um serviço raramente pretendido pelos noivos. Achamos que é uma excelente forma de completar todo o ciclo de reportagem de casamento, que deve ser iniciado pela sessão fotográfica de noivado. Nestas sessões podem resultar fotografias muito bonitas e originais e com forte impacto, proporcionadas pelo contraste entre o vestuário dos noivos e o ambiente que os rodeia!

Notam muitas diferenças na atitude dos noivos nessas 2 sessões, ou mesmo comparando com o dia do casamento?
Sim! Quanto mais sessões fazemos com os noivos, melhores os resultados que vamos obtendo, claro! Para além disso, podemos dar mais “asas à imaginação”, devido ao à-vontade que vamos criando com estes ao longo do tempo.

Há alguma dica que queiram dar aos noivos?
Sim, que relaxem e aproveitem o dia da forma melhor possível, conscientes de toda a beleza, alegria e amor que o dia proporciona!


Costumam dar sugestões relativamente ao vestido, ao fato, ao bouquet, ao local ou a outros pormenores?
É raro questionarem-nos sobre assuntos relacionados com o vestuário e acessórios. Questionam-nos por vezes quanto ao local do evento, sim, e mais vezes quanto às cores e pormenores da decoração. Sempre que possível, damos sugestões no sentido de melhorar a qualidade visual do nosso trabalho.

No dia do casamento, como fazem para conseguir ter tempo para tirar fotos ao noivo e à noiva antes da cerimónia?
Quando nos pedem esse serviço, que achamos que está a cair um pouco em desuso, dividimo-nos antes da cerimónia – o Ricardo fotografa o noivo no local previamente definido, e eu (Rita) fotografo a noiva.

Costumam tirar fotos aos convidados com os noivos? Como fazem para que não se torne aborrecido?
Esta é talvez a tarefa mais difícil de todo o evento! Cada vez mais os noivos temem este momento! É que por mais que estes digam nas reuniões que não querem fotografias de pose com os convidados, este costume ainda está muito enraizado entre os convidados, e são estes últimos que normalmente pressionam os noivos para que este momento aconteça! Nós preferimos um tipo de reportagem menos convencional, mais informal, pelo que pelo menos tentamos que as fotografias dos noivos com os convidados, quando tiverem que acontecer menos espontaneamente, sejam realizadas em vários cenários diferentes e desfasadas no tempo, para não se tornar muito moroso, em particular para os noivos.

Há algum ritual de hoje em dia que achem que deveria mudar?
Precisamente o momento das fotografias dos noivos com os convidados, que nós tentamos que seja sempre diferente, conforme referimos anteriormente. Gostamos que estes momentos ocorram o mais espontaneamente possível.

Qual é a momento que preferem num casamento?
O momento imediatamente posterior ao beijo e troca de alianças, quando os noivos se viram para os convidados como que a gritar “estamos casados”! A alegria e emoção que transparece dos noivos e que contagia os convidados é impressionante e dá bons motivos de fotografia! Gostamos muito também de proporcionar ao longo do evento momentos fotográficos sozinhos com os noivos; conseguem-se fotografias dos dois juntos com muita naturalidade, espontaneidade e glamour! São momentos únicos de cumplicidade que ficam para sempre gravados em fotografias e que são quase sempre as preferidas dos noivos!

Aconselham os noivos a terem fotografia e vídeo? Que opções é que costumam oferecer?
Nós realizamos exclusivamente reportagem fotográfica.


Em que formato é que os noivos têm acesso às fotos? Está incluído um álbum? Ficam com as fotos em formato digital e em alta resolução?
Os nossos serviços são variados, de forma a atender ao que os noivos pretendem: podem incluir as fotografias impressas, gravadas num DVD (em alta resolução) ou ainda a produção de álbuns digitais!

E os convidados? Têm acesso a algum site onde possam escolher as fotos que querem, ou os noivos é que tratam disso?
Sim, as fotografias são colocadas por nós cerca de 4-5 dias depois do evento numa galeria na Internet, protegida por password. No dia do evento são distribuídos cartões aos convidados com os dados para acederem às fotografias.

Qual é a vossa opinião acerca do estilo vintage que agora vemos em tantos casamentos e em tantas fotos?
Gostamos desse estilo, assim como de tantos outros, mais modernos. Todos eles podem proporcionar bons momentos fotográficos e constituem sempre um desafio!

Têm algum estilo preferido de edição?
Gostamos que as nossas fotos transmitam glamour! A cor predomina nas nossas fotografias, mas também transformamos a P&B e duotone as fotografias que se proporcionam melhor a esses tons!



Se casassem hoje, que tipo de escolhas fariam?
Casamento na praia, descontraído e informal, apenas com os familiares e amigos mais chegados! A cor e a música teriam de marcar forte presença!!


Obrigada pelas respostas e pela simpatia! 

(podem contactá-los também pelo facebook, em http://www.facebook.com/home.php?#!/pages/R2Arte/95906789671?ref=ts )

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...