13.7.10

Vale a pena ler...

... dois posts acerca do Novo Acordo Ortográfico, no blog Mãe Preocupada:

http://maepreocupada.blogspot.com/2010/07/acordo.html

http://maepreocupada.blogspot.com/2010/07/e-os-desacordos.html


Apesar de algumas palavras ainda me fazerem confusão e por isso ainda não ter tido coragem para começar a escrever segundo as normas do acordo, concordo com o que é dito nestes posts.

Acho mesmo que vale a pena ler!

3 comentários:

Helena! disse...

Li os posts. Concordo também. E quero aproveitar para perguntar (rs). Sou brasileira, moro no Rio de Janeiro, e estou no último período do curso de Bacharelado em Letras - Português/Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Então, o assunto me interessa bastante.

Por aqui, o acordo já deixou de seu o assunto da moda, mas muita gente reclamou. Mal sabem que o português brasileiro fez bem menos concessões.

Por aí, ainda há muita discussão? Os jornais e revistas já se adaptaram aos novo acordo, ou estão deixando só para 2012?


Ps.: Adoro o blog, leio todos os dias!
Beijo,
Helena.

E? disse...

Olá Helena,

Em Portugal também deixou de ser o assunto da moda, mas claro que as pessoas continuam a reclamar. Eu não percebo algumas das alterações, como por exemplo as que não têm em conta as diferenças de sotaque (ação vs acção, entre muitas outras). No entanto, aceito e vou esforçar-me por memorizar as novas regras.

Alguns jornais já estão a adaptar-se, e nas escolas penso que a grande mudança acontecerá no ano lectivo (letivo? ;) ) 2011/2012.

Eu vou utilizando o site http://www.priberam.pt/dlpo/ , que permite ver as palavras antes e depois do acordo, e acaba por ser uma grande ajuda.


beijinho e obrigada :)

Queen of Hearts disse...

Eu li e gostei muito da abordagem. Ainda não estou rendida ao acordo (a minha primeira reacção foi discordar, mas tenho tentado ouvir toda a argumentação e, não sendo uma radical, tenho-me esforçado por aceitar a realidade :) ), mas concordo com muito do que é dito pela Mãe Preocupada, especialmente quanto aos "desacordos". :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...