3.7.09

Experimentar vestidos: demasiado cedo ou demasiado tarde?

Assim que decidimos casar e marcamos a data do casamento, o mais provável é começarmos a tentar obter informações sobre vestidos e querermos vê-los com os nossos próprios olhos.
Além disso, há que aproveitar para matar a curiosidade acerca de como ficamos vestidas de noiva. Passamos a vida a ver casamentos e ouvir falar deles, mas apenas podemos imaginar-nos nesse papel. Até podemos entrar nas lojas e ver os vestidos, mas isso não se compara a ter oportunidade para os vestir, colocar um véu, ter as atenções voltadas para nós.

Em qualquer lado, se quisermos comprar o vestido com 6 meses de antecedência, de certeza que não há problema. Há tempo mais do que suficiente para ele ser confeccionado e para se fazer os acertos. No entanto, se formos às lojas "apenas" 4 meses antes, já há pessoas que nos olham de lado e, ou dizem que já não vamos a tempo, ou nos pressionam para escolhermos depressa. Claro que há também várias lojas onde podemos comprar com uns 2 meses de antecedência; por isso, se tivermos deixado o vestido para a última, nada está perdido.

De qualquer forma, não posso deixar de alertar para o facto de algumas lojas venderem os vestidos que têm lá para toda a gente experimentar, e não vestidos feitos de novo, caso o tempo seja apertado. Há quem explique isso claramente, mas também há quem não o faça.

Por outro lado, podemos achar que nos vão dizer que é demasiado cedo caso vamos às lojas com 1 ano ou mais de antecedência. Eu tinha essa ideia, mas logo me apercebi que não é bem assim. Há cada vez mais noivas a procurarem e, mesmo, a escolherem os vestidos 1 ano ou mais antes de casamento.

Eu não sou muito adepta de se comprar o vestido demasiado tempo antes, a não ser que se tenha a certeza absoluta de que é aquele o ideal. É que, com o tempo, podemos descobrir um nova loja, ou uma nova marca, ou um novo modelo... e também podem surgir novas colecções.
Aquilo que eu sugiro é que se vá experimentar vestidos assim que apeteça (e ninguém vai achar estranho), que se veja vários modelos e que se vá a diferentes lojas. Não aconselho mesmo nada a que fiquemos pela primeira loja, mesmo que tenhamos adorado os vestidos. Acho melhor esperar uns tempos, pensar bem e ver alternativas. Se, mesmo assim, não conseguirmos tirar Aquele vestido da cabeça, então acho que não devemos hesitar.


Se o único dia que tivermos disponível para ir às lojas for o sábado, devemos telefonar com antecedência para marcar uma hora. Segundo a minha experiência, devemos contar passar 2 horas em cada loja, incluindo escolher os vestidos para experimentar, e vestir uma média de 5. Claro que é bem provável que demoremos menos, mas mais vale prevenir.

Se, pelo contrário, pudermos ir durante a semana, a flexibilidade é muito maior e normalmente somos mais bem atendidas. Não é preciso marcar com antecedência (a não ser em cidades grandes como Paris ou Londres), e pode-se aproveitar para ir a várias lojas num só dia.

Em Portugal, as lojas normalmente fecham à hora de almoço; se não se quiser perder tempo, pode-se ir a uma loja dentro de um centro comercial, que de certeza estará aberta :)

4 comentários:

Ana Cristina disse...

Oi!!!!
No meu casamento mandei fazer o meu vestido, ficou lindo pq a costureira tem uma super experiência...e como sou mega indecisa ela foi ótima...
Imagina mudei meu modelo de vestido 10 DIAS antes do casamento, não mudei detalhe mudei TUDO e ela fez na maior boa vontade e ficou excelente....
Ela já fez da família inteira, desde damoas, noivas e madrinhas se qlguém do RJ quiser o telefone posso passar!!!!
O meu vestido ficou maravilhosos, bem mais barato e depois pude doar para uma noiva caente que ficou mega feliz....
Bom né!

E? disse...

Que gesto bonito!!

Gostava imenso de ver uma foto do vestido :)

L de Leão disse...

Como quero ser noiva para poder experimentar montes de vestidos :p!!!

Ana Cristina disse...

Vou achar uma foto e te mando!Qdo casei não tinha tantas fotos digitais como agora!
Vai no meu blog postei vestidos de noiva lindos!
Bjusssss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...