19.6.09

Meninas das Alianças / Meninas das flores / Flower Girls

Os pequeninos podem desempenhar papéis importantes num casamento. Por exemplo, em Portugal é tradição convidar uma ou mais crianças para entrarem junto com a noiva e para transportarem as alianças. Noutros países há as chamadas "flower girls" ou meninas das flores, que podem levar bouquets em miniatura ou até lançar pétalas para o chão enquanto caminham para o altar.


É costume convidar crianças próximas, quer familares quer amigas, e convém que não sejam muito pequeninas para que já tenham noção do que está a acontecer e saibam comportar-se.


Normalmente os noivos conversam com os pais das crianças e juntos decidem quem compra as roupas e o calçado, e que tipo de roupa vai ser. Dependendo da proximidade, do à-vontade e do número de crianças (vários casais a darem ideias pode não dar bom resultado), este processo pode ser ou não pacífico. Por isso, convém definir muito bem as responsabilidades de cada um, desde o início.


Se houver várias crianças, se calhar o melhor é serem os noivos a tratar da roupa (colocando os pais a par das escolhas), de modo a que seja tudo igual. Conheço mais do que um caso em que os noivos disseram a diferentes pais que tipo de vestidos queriam, e no dia as meninas tinham vestidos bem diferentes uns dos outros!

E será que as roupas das crianças devem combinar com algum outro detalhe do casamento?

Se houver alguma cor predominante nas roupas dos noivos e/ou no bouquet, e se as roupas das crianças não forem brancas ou não forem só brancas, fica bem que a cor seja a mesma ou pelo menos parecida.
Claro que, tal como já tinha dito antes, não acho que devam combinar com a decoração.

Depois disso, há noivos que vão mais além e tentam que, por exemplo, os vestidos das meninas sejam do mesmo estilo que o vestido da noiva.
Eu até acho que isso pode dar bom resultado, sobretudo para evitar que a noiva vá toda descontraída e informal e as meninas vão com vestidos volumosos, ou vice-versa.

No entanto, não gosto nada de ver meninas a parecerem noivas em miniatura, nem de ver vestidos até aos pés.

Para além de tudo isto, temos que também que ter em conta o quão difícil é encontrar vestidos de cerimónia para criança que sejam bonitos e que obedeçam aos nossos requisitos. Até agora, o El Corte Inglés foi o único sítio onde encontrei vestidos fantásticos para este efeito. No entanto, as cores também são limitadas.
Portanto, a minha sugestão é mesmo procurar o modelo ideal e mandar fazer os vestidos numa costureira, até porque normalmente não são de confecção muito rebuscada.

Aqui vão algumas sugestões de modelos, para juntar às outras fotos que já coloquei:


8 comentários:

L de Leão disse...

O que eu sofria por ser sempre a menina das alianças! Mas agora até gosto de mangas de balão :p

Os vestidos são mt fofos, principalmente os vermelhos.

Pseudo Jardineira disse...

Eu nunca fui menina das alianças, mas vou ter direito a uma em breve :D
Na escolha do vestido tive em conta o estilo do meu e as cores predominantes tanto no meu vestido, como no meu ramo, como no hotel. As cores serão o vermelho e o pérola.
Penso que, se a menina vai entrar comigo na igreja, convém que vá vestida de forma harmoniosa com o meu vestido.

amartins disse...

Gosto de ver cor nos vestidos e ropinhas das crianças. Totalmente branquinhos pode parecer que é um "aproveitamento" das roupas das comunhoões.
Até podem ser , mas acrescentar uma simples faixa com cor ou acessórios no cabelo já faz diferença.

E? disse...

Eu também gosto de ver outra cor nos vestidos, e era isso que eu própria tinha pensado fazer. No entanto, depois dos vestidos estarem prontos, achámos que estavam lindos assim e não precisavam de mais nada, e então só houve outra cor no cabelo e nos sapatos.
A verdade é que os vestidos das meninas têm tudo a ver com o meu e acho que ninguém pensou que pudessem ser os da comunhão...

Anónimo disse...

Olá,

Gostaria de informar sobre a loja virtual de roupas sociais para meninos: www.socialkid.com.br

Oferecemos todo o necessário para vestir os meninos com elegância para festas e casamentos.

Visite nossa loja!

Abç, Marcela

Anónimo disse...

Bom dia,

São lindos os vestidos.

Será que nos pode dizer onde comprar os modelos 6 e 10, ambos em tons de branco e cinzento?

Muito obrigada!

Anónimo disse...

Infelizmente só agora vi que o artigo é de 2009 :(

E? disse...

Olá!

Não percebi bem a que vestidos se refere, mas vou indicar para mais do que um:

este http://2.bp.blogspot.com/_cuxaOOeFctw/SjvlONcAvgI/AAAAAAAAAMo/r5geoH8X14g/s1600-h/knmsfgf080001l.jpg é da marca Melissa Sweet.

este http://3.bp.blogspot.com/_cuxaOOeFctw/SjvlJVjoQiI/AAAAAAAAAMg/XianK-8C1LU/s1600-h/johannagrace2.jpg é da marca Johanna Grace.

este http://4.bp.blogspot.com/_cuxaOOeFctw/SjvkyX9d2uI/AAAAAAAAAL4/3De7-uYyjeE/s1600-h/red-ruffle-flower-girl-dress.jpg pode ser encontrado aqui http://www.perfumeriver.co.uk/products/prod_details.asp?pnum=188&cat=Flower%20girl%20dresses%20&catID=5&summary=Red%20Flower%20Girl%20Dress

e este http://4.bp.blogspot.com/_cuxaOOeFctw/Sjvk-n8Eo6I/AAAAAAAAAMQ/PiBUPW0z-t8/s1600-h/JoanCalabrese_by_MonCheri.jpg é da marca Mon Cheri


De qualquer forma, acho bem provável que uma costureira os consiga confeccionar.
Se quiser, posso tentar ajudar nesse aspecto.

beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...