20.10.12

Os vestidos de noiva e os mitos

Eva Longoria - mede 1,57 m e usa o tamanho 32B de soutien


Mito nº 1: "Noivas baixinhas devem usar vestidos pouco volumosos e, de preferência, sem cortes na horizontal. Os cortes princesa e sereia devem ser evitados."
Muitas vezes, os vestidos menos volumosos fazem a noiva parecer ainda mais baixa, e os vestidos mais volumosos e com cauda podem dar um ar imponente. Há importantes factores a ter em conta, como o peso, as proporções, a altura de pernas, a altura do pescoço, e até mesmo a atitude da noiva!
Uma noiva baixa não se deve inibir de experimentar vestidos com diferentes cortes. Até poderá ter uma surpresa!


Mito nº 2: "Um dos objectivos da noiva é parecer mais alta."
Percebo que uma noiva baixa não queira parecer mais baixa, mas porque é que não há-de assumir a sua altura?? Ser baixa não é necessariamente algo negativo, e pode ser uma noiva lindíssima parecendo ter a altura que tem.
Assim, pode não haver a necessidade de usar apenas linhas verticais e outros detalhes que alonguem a silhueta.


Mito nº 3: "Noivas com peito volumoso devem usar decotes em V."
Os decotes em V têm várias limitações. Em primeiro lugar, tendo em conta a rigidez dos tecidos e da estrutura dos vestidos na zona do peito, não é fácil que um decote em V assente na perfeição, sem que, em determinadas posições, abra e revele o que não queremos que seja revelado. Para além disso, muitos destes decotes levantam o peito e fazem com que pareça ainda maior. Claro que há excepções, e para além disso também temos que considerar que há vários tipos de decotes em V e vários tipos de tecidos que podem ser usados.


Mito nº 4: "Decote cai-cai só deve ser usado por noivas com peito médio."
Este é um dos maiores mitos.
Há vestidos cai-cai com estruturas tão boas que permitem que mesmo noivas com copas muito grandes fiquem com um decote muito bonito sem sequer precisarem de usar soutien. Acompanhei noivas com essas características, e em todos os casos ficaram surpreendidas com a forma como os vestidos cai-cai (com cortes rectos ou ligeiramente em formato de coração) assentaram. O peito não fica realçado, ao contrário do que acontece com outro tipo de decotes.
As noivas com peito pequeno podem também ficar bem com cai-cai, sobretudo se os vestidos tiverem detalhes que ajudem a criar a ideia de volume na parte superior. A este respeito, sugiro que vejam este e todos os outros posts sobre "vestidos que realçam o peito".


Mito nº 5: "Quase nenhum tipo de vestido assentará bem a uma noiva gordinha."
Há vestidos lindos para todos os tipos de corpo, e tenho comprovado isso nas diferentes lojas a que vou. Para além disso, muitos tecidos e muitos tipos de corte ajudam a esconder partes de que não gostamos tanto e a realçar outras que consideramos mais bonitas. Uma barriga mais saliente, por exemplo, pode muitas vezes ser disfarçada com um vestido bem estruturado na parte superior, sendo o resultado parecido com o de um espartilho.
Neste link poderão ver várias dicas de vestidos XL para noivas.


Tenho encontrado e ouvido estas frases um pouco por todo o lado, e considero-as extremamente limitadoras. Concordo que haja orientações, sim, mas não regras rígidas para cada tipo de corpo.
É normalmente uma boa opção experimentar diferentes modelos e, para além disso, ter em conta que modelos semelhantes de diferentes marcas podem assentar de formas completamente diferentes.

8 comentários:

S* disse...

Por isso sou fã das tuas dicas, fazes com que perceba que qualquer mulher, independentemente do corpo que tem, pode virar princesa.

Hoje Vou Casar Assim disse...

Muito obrigada, S!
É mesmo essa a minha perspectiva: qualquer mulher pode ser uma noiva linda!

beijinhos

Karina sem acento disse...

Eu então "quebrei" algumas regras. Sou baixa e quando casei tinha mais peso, e usei um vestido cai-cai, corte de princesa com alguma cauda e usei uns sapatos com um salto relativamente baixo. Não pareci mais gorda do que era, não parecia mais baixa do que sou e gostei muito de me ver com o meu vestido :)

Hoje Vou Casar Assim disse...

Que bom, Karina!

beijinhos

Unknown disse...

Gostei IMENSO do post :) Ensinou-me certas coisas que nem fazia ideia..

http://maniac4moda.blogspot.pt/

Hoje Vou Casar Assim disse...

Fico contente, Ana Lúcia.

beijinhos

Patrícia M. disse...

Adorei o post! Gosto muito quando se quebram mitos, talvez em grande parte porque detesto que se diga q pessoa x só pode usar tal ou que tendência y só fica bem a pessoas bla bla!

<3
http://zazzish.blogspot.pt/

Hoje Vou Casar Assim disse...

Obrigada pelo comentário :)
Eu não gosto nada dessas regras rígidas, que muitas vezes impedem que as pessoas vejam todas as opções disponíveis.

beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...