26.10.12

Entrevista aos talentosos fotógrafos Piteira Photography



Desta vez, entrevistei um casal de fotógrafos incríveis, Piteira Photography, que tem uma história muito original e que vai contribuindo imenso para as mudanças positivas que têm ocorrido na fotografia em Portugal.

Para além disso, tenho que destacar a enorme simpatia de ambos e que agradecer pela disponibilidade e pela forma prestável como responderam ao meu pedido.




Há quanto tempo é que fotografam casamentos?
Fotografamos em Portugal há cerca de 3 anos, conhecemo-nos a trabalhar em navios de cruzeiro como fotógrafos a bordo. Fotografámos imensos "fast food weddings" a bordo, e cada vez que nos lembramos desses dias fartamo-nos de rir :))))  




Sempre sonharam ser fotógrafos e, em particular, fotógrafos de casamentos?

Ambos estivemos sempre ligados à fotografia. A Kerry descobriu-a mais cedo e fez sempre os estudos direccionados para a fotografia, eu descobri mais tarde e fiz os meus estudos já a trabalhar.
A fotografia de casamentos surgiu um pouco por acaso; talvez porque antes fotografámos muitos casamentos de forma "formatada" e sem grande espaço para criatividade, não foi um objectivo de início. Surgiu a oportunidade de fotografar um casamento em que os noivos eram ambos pessoas super criativas e deram-nos espaço para a nossa criatividade, que foi uma condição que impusemos a nós prórios para embarcar na aventura. Correu muito bem, divertimo-nos imenso e o feedback foi fantástico. Dissemos a nós mesmos que desta maneira seria divertido e desde aí não temos parado.




Há algo que os tenha surpreendido neste mundo dos casamentos?
Acreditem que depois de fotografarmos casamentos durante uns anos em barcos de cruzeiro é difícil sermos surpreendidos :)))

 
Como é que os noivos os costumam abordar pela primeira vez?

Normalmente por email ou através do nosso blog. Também já vamos recebendo algumas recomendações de outros casais que fotografámos anteriormente.


 
 

Marcam alguma reunião antes do casamento para que se conheçam melhor? Costumam fazer sessões fotográficas de noivado?
É imprescindível uma reunião para percebermos se existe sintonia entre nós e os noivos. O fotógrafo é de todos os fornecedores de casamento o que passa mais tempo com os noivos. Pode ser super competente e tecnicamente perfeito na captação de imagens, mas uma ligação forte e a identificação entre ele e os noivos faz a diferença entre momentos bonitos e momentos inesquecíveis. Por essa razão fazemos sempre sessões de noivado, é um investimento nosso sem custo adicional precisamente para criar essa ligação com os noivos.

 
E o que pensam das sessões posteriores ao casamento, como Trash the Dress?

Ainda não fizemos muitas sessões trash the dress. Vão acontecendo cada vez com mais frequência, e divertimo-nos imenso, assim como os noivos, pois a ideia é mesmo quebrar barreiras e passar um bom bocado. No final as fotos ficam fantásticas!




Notam muitas diferenças na atitude dos noivos nessas 2 sessões, ou mesmo comparando com o dia do casamento?

Sim, estão muito mais descontraídos, não têm limitações de tempo e a relação entre nós também é muito mais próxima.

 
Há alguma dica que queiram dar aos noivos?

O dia de casamento é vosso. Celebrem-no à vossa medida e à vossa imagem, de modo a que faça sentido para vocês. Às vezes a pressão da tradição, dos protocolos e do que já foi feito pode ser forte, mas o momento é único e não dá para repetir... Aproveitem!
Experimentem também no dia do casamento, a certa altura já com o dia avançado, darem os dois um passo atrás e olharem à vossa volta, e apreciarem os vossos amigos e pessoas mais queridas a celebrarem o vosso amor juntos com vocês... É um dia mágico... e passa a correr...



 
Costumam dar sugestões relativamente ao vestido, ao fato, ao bouquet, ao local ou a outros pormenores?

Só se nos perguntarem... a festa é dos noivos...


No dia do casamento, como fazem para conseguirem ter tempo para tirar fotos ao noivo e à noiva antes da cerimónia?

Dividimo-nos, a Kerry fica com as meninas, o Luís com os rapazes, e é muito interessante ver as nossas visões lado a lado quando estamos a fazer a selecção das fotos.




Costumam tirar fotos aos convidados com os noivos? Como fazem para que não se torne aborrecido?

Não fazemos muita questão, estamos presentes e não nos recusamos a fazê-lo mas o nosso trabalho é maioritariamente documental. Faz muito mais sentido para nós captar instantes e momentos reais e honestos e contar uma história do dia de casamento. Garanto aos noivos que mesmo que sejamos muito divertidos e tentemos manter o clima animado, passadas duas horas com um sorriso amarelo para as fotografias é muito difícil não se tornar um momento aborrecido.




Há algum ritual de hoje em dia que achem que deveria mudar?
Precisamente este ritual de que todos os convidados, sejam conhecidos ou não, tenham que tirar uma foto com os noivos...


Qual é a momento que preferem num casamento?

Gostamos muito da tensão dos preparativos. É um crescendo de emoções intensas e imprevistos que sempre acontecem, e fazem parte de um dia de casamento... Normalmente é quando captamos as nossas imagens favoritas. E o caminhar da noiva ao altar também é um momento muito bonito, intenso e cheio de emoção que gostamos muito de fotografar...




Aconselham os noivos a terem fotografia e vídeo? Que opções é que costumam oferecer?

O vídeo é uma forma de expressão muito bonita. Temos videógrafos amigos super talentosos que criam trabalhos lindos, mas não temos qualquer tipo de acordo ou pack especial. Quando os noivos nos perguntam, passamos os contactos.


Em que formato é que os noivos têm acesso às fotos? Está incluído um álbum? Ficam com as fotos em formato digital e em alta resolução?

Temos várias opções, só os ficheiros digitais em alta resolução e opções com álbums.




E os convidados? Têm acesso a algum site onde possam escolher as fotos que querem, ou os noivos é que tratam disso?
Colocamos uma galeria online só com as fotos dos convidados.


Têm algum estilo preferido de edição?

Tentamos o mais possível manter a edição fiel às imagens captadas pela máquina fotográfica. Fazemos ajustes de contraste e cor, um pequeno ajuste no enquadramento às vezes, mas sempre sem grande manipulação. Menos é mais...

 
Se casassem hoje, que tipo de escolhas fariam?

Acho que o nosso casamento é sempre o nosso favorito... e não mudávamos nada... Casámos na terra da Kerry na África do Sul e não poderíamos ter escolhido melhor local e forma de celebrar o nosso dia... Ah! E a nossa fotógrafa foi um espectáculo, é uma grande amiga nossa, ora espreitem lá!



Muito obrigada, Kerry e Luís!

2 comentários:

S. disse...

Bem que fotos maravilhosas...

Beijinhos

Marta Ramos disse...

Excelente entrevista! Adoro o trabalho da Kerry e do Luís :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...