21.9.12

Destino de lua-de-mel: México

Neste post podemos ver um testemunho diferente de uma viagem ao México. 
Muito obrigada, Ângela, por teres partilhado a tua experiência e as tuas fotos!


- LOCAL: Riviera Maya , México


- ANO: 2012


- AGÊNCIA DE VIAGENS: Halcon


- HOTEL: RIU Playacar *****  (TI)




- TIPO DE QUARTOS: Grandes, confortáveis e muito limpos.




- CARACTERÍSTICAS DO HOTEL: É o hotel mais antigo do grupo, logo algumas instalações tais como os WCs dos quartos estão a necessitar de remodelações. Tem um serviço muito bom e sem nada a apontar, muita simpatia e muitos sorrisos. O acesso à praia fantástico e tem imensas cadeiras disponíveis para todos. A animação nocturna e diurna é muito boa e variada. Os jardins são muito bonitos e com animais a passearem.







- MEIO(S) DE TRANSPORTE ATÉ LÁ CHEGAR: Avião e depois autocarro.


- Nº DE HORAS ATÉ LÁ CHEGAR: cerca de 9h30m


- TEMPO IDEAL PARA LÁ ESTAR: pelo menos 12 dias


- CLIMA: Tropical. Importante usar repelente de mosquitos, para que a viagem seja bem aproveitada.


- ACTIVIDADES NO LOCAL (CULTURA, LAZER, DESPORTO, ...):

Imensas actividades. Fui 8 dias e vim com a sensação de que não aproveitei metade. Fiz 4 excursões e tive apenas dois dias completos para fazer praia e aproveitar o hotel. Os outros dois dias foram perdidos na viagem.

1ª excursão: jeep Safari Sian-kaan - viagem de jeep até ao Parque natural da Biosfera de Sian - kaan. Pelo caminho fomos buscar o material de snorkeling e seguimos para a estrada tortuosa de terra batida e buracos pelo parque dentro. Chegados ao ponto de partida para o mar, apanhámos um barco e fomos para alto mar ver golfinhos, tartarugas e estrelas-do-mar. De salientar que adorei a viagem de barco, coisa que para mim se pode dizer que era novidade. Aquela água tão cristalina que permitia ver o fundo do mar e aquela cor verde coral tiravam-nos o fôlego. Depois fomos em direcção ao 2º maior recife de coral do mundo e quem se quis aventurar pôde fazer snorkeling e ver o que era possível dos corais. Adorei esta experiência em mar alto, coisa nova para mim. De seguida parámos numa praia que mais parece uma piscina natural (a segunda mais bonita para mim) e por fim fizemos uma visita aos mangais que fazem parte da biosfera de Sian-Kaan. Regressámos aos Jeeps que estavam á nossa espera no mesmo sítio onde os deixámos e voltámos pelo mesmo caminho por onde fomos.








2ª excursão: Tulum, playa Paraíso e ruínas de Coba - Visitámos as ruínas de Tulum, para mim das mais bonitas devido à localização à beira-mar. De seguida fomos à playa Paraíso, a praia de que eu mais gostei no México. Depois do almoço, fomos visitar as ruínas de Coba onde se pode apanhar um triciclo ou ir de bicicleta até à pirâmide maior para quem quiser subir e ver as paisagens fantásticas a partir do topo. Depois fizemos uma paragem para mergulhar no cenote de Zacil-há para refrescar do calor imenso que se fazia sentir... Pelo caminho parámos ainda para visitar uma aldeia Maia onde vive uma família cujas mulheres se chamam Maria e em que todos moram em plenos barracos de palha e paus.







3ª excursão: Chichen Itza e Valladolid - Visita a uma das 7 maravilhas do mundo, a pirâmide de KuKulKán e demais ruínas. Na pirâmide, ao bater palmas ouvimos no som do eco o piar de um pássaro que lá existe; no campo da pelota que tem cerca de 25 metros de comprimento conseguimos ouvir o eco 7 vezes. Tudo isto tinha o seu significado para a civilização que ali existiu e é tão impressionante a engenharia lá presente que até hoje não se sabe como eles conseguiram tamanhas proezas da construção. Tem 365 degraus, um por cada dia do ano, e duas vezes por ano - no equinócio da Primavera e do Outono - cai sobre a pirâmide a sombra de uma serpente. Enquanto o sol se põe, esta serpente sombria desce as etapas para, eventualmente, juntar-se a uma cabeça de serpente de pedra na base da grande escadaria até o lado da pirâmide. As mulheres bonitas eram oferecidas ao deus da Chuva - que acreditavam viver nas profundas águas dos cenotes - como sacrifício para que viessem as chuvas. Ossos e jóias foram encontrados nas profundezas.

Tivemos tempo para compras, pois é um local onde as coisas são bem mais em conta e tem uma variedade incrível.

Almoçámos num restaurante típico onde a comida era mais do mesmo, massa esparguete com frango (nas excursões, a variedade é reduzida). Após o almoço fomos visitar o cenote mais bonito que vi, o Ik-kil, onde os aventureiros da Redbull já fizeram saltos. É um lugar lindo e mágico que nos transporta para os tempos em que os maias o usavam para se banharem e para obterem água. Tem 25 metros da superfície até à água, e a água tem 60 metros de profundidade. No fundo foram descobertas louças da época Maia que por vezes caíam na altura em que iam encher água.





4ª excursão: Xcaret - parque natural cheio de cultura e natureza onde podemos usufruir de imensas actividades, o que faz um dia ser pouco para tanta oferta. Para mim, o que é imprescindível e que nós cá não temos são os rios subterrâneos e que são 3; eu fiz 2 e vale bem a pena, sobretudo passar por aquelas grutas onde demos conta - através do flash da máquina - que havia morcegos :D. Aconselho também a visitar depois o que mais puderem, deixando a parte do aquário para o fim se houver tempo. Para finalizar o dia, aconselho a assistirem ao espectáculo temático que acontece por volta das 7 e pouco da tarde, onde podemos entender melhor a história dos Maias e do México.





- TRANSPORTES NO LOCAL: Táxi e Coletivo.


- CARACTERÍSTICAS DA PRAIA, CASO EXISTA: Praias paradisíacas de areia branca e águas cristalinas


- COMIDA: fantástica, de grande variedade e para todos os gostos; bebidas a toda a hora em qualquer lado (isto no hotel).


- PRIVACIDADE: Hotel muito simpático e sossegado na altura em que fui (Junho); quartos muito silenciosos.


- É ACONSELHÁVEL OPTAR POR ALGUM PERCURSO TURÍSTICO (QUE INCLUA OUTROS HOTÉIS, POR EXEMPLO) NA REGIÃO? :

Aconselho a não comprarem as excursões nas agências de viagem, pois são muito caras. Nas 4 que fiz, gastei cerca de 500 euros para 2 pessoas e comprei numa agência local que faz vários percursos turísticos. A agência é a Exploratours e conheci através da internet por intermédio de um português que trabalha lá há 12 anos e que é sócio da mesma. Procurem por Miguel Castela no facebook.


- LÍNGUA: Espanhol

- OUTROS DETALHES / OUTRAS DICAS:
. Aconselho a fazerem os passeios pela agência que referi acima, porque temos a vantagem de ouvir as explicações em português, coisa por vezes impossível lá fora.
. Para uma primeira visita, aconselho a fazerem as excursões que eu fiz, pois são os locais mais lindos e emblemáticos de se ver; porém existem outras ilhas e locais que podem ser visitados e que também são algo de paradisíaco, ou seja, a escolha é difícil ;) Além disso, há outro tipo de actividades que se pode fazer.
. Levem roupas frescas e leves, e sempre que saírem do hotel levem a água que têm no hotel convosco ou peçam no hotel.
. Visitem a vila Playa del Carmem de dia e de noite que vale a pena para quem gosta de mais movimento e apreciar um pouco mais o verdadeiro México. Eu não fui de dia e com pena minha, pois sei que perdi coisas muito bonitas e outras interessantes.
. Não senti insegurança nenhuma, apesar de notar que estava num país um pouco crítico, pois via-se constantemente polícia com metralhadoras em punho e a fazer operações STOP.
. Fora das zonas hoteleiras e turísticas pode-se ter uma noção real do México mais profundo - vê-se muita pobreza e casas não existem, apenas barracos...


- PREÇO: 950 euros por pessoa.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...