3.8.12

Testemunho de uma "noiva" sobre fotografia de casamento

 fotografia: Shelekh Sergey

A B. e o marido têm uma perspectiva muito original sobre fotografia de casamento, e eu achei interessante partilhar. Agradeço-lhe imenso pela simpatia e por ter aceitado escrever acerca deste assunto :)

"A escolha dos fotógrafos levou algum tempo a ser feita. Aliás, refiro-me à escolha definitiva, pois chegámos a mudar de fotógrafos uma vez.

Ambos adoramos fotografia e o serviço de um fotógrafo nunca seria algo que custasse dinheiro. Seria e foi um investimento.

Os profissionais responsáveis pelas memórias do dia do nosso casamento são aqueles aos quais iremos agradecer para o resto da vida, pelas lembranças, pelas recordações e pelo facto de podermos reviver aquele dia vezes sem conta. Estas memórias vão fazer-nos chorar, rir e arrepiar. E quem não quer viver estas emoções uma e mais outra vez?

Não foi fácil, ou melhor, foi impossível chegar a um consenso na escolha de UM fotógrafo. Optámos por escolher dois fotógrafos com estilos de fotografia bem diferentes. Um deles, várias vezes premiado internacionalmente, com um estilo de Fine Art Photography - fotografias artísticas, elaboradas e pensadas - e outro com aquele que chamo de estilo americano – fotografias maioritariamente espontâneas com pouca edição.

Um estilo fotográfico completa o outro. Embora ainda não tenhamos visto o resultado final, as amostras que vamos tendo deixam-nos muito felizes pela decisão que tomámos. As fotografias, todas que vimos até então, estão simplesmente fabulosas, distintas entre si, mas maravilhosas.

No total foram três fotógrafos que nos permitirão relembrar o casamento de várias perspectivas. A organização foi facilmente conseguida visto que um dos fotógrafos (o mais experiente) liderava a sua equipa (cinco pessoas), colocando a segunda fotógrafa (second shooter) completamente à vontade para fazer o seu trabalho, e partilhando com ela todo o seu equipamento.

A possibilidade da presença de uma segunda pessoa (empresa) a fotografar foi conversada na entrevista com o fotógrafo principal previamente. A verdade é que embora minha amiga, caso não fosse bem aceite por parte deste, ela não estaria presente da forma que esteve. Aproveito para agradecer ao M. e à sua equipa pela forma formidável como trabalharam em conjunto, permitindo-nos realizar (mais) este sonho.

A escolha do videógrafo foi relativamente fácil, devido aos orçamentos de deslocação apresentados. Escolhemos um profissional do norte, cujo trabalho apreciamos bastante.
Para grande surpresa, depois das reuniões que tivemos e dos planos e organizações do dia do casamento, tivemos direito a uma equipa de três videógrafos. E tal como no caso das fotografias, viveremos o nosso dia em movimento de uma forma especial, de diferentes perspectivas.

É verdade que parecíamos estrelas de cinema com tantos profissionais e respectivos assistentes e equipamento à nossa volta, pelo menos foi o que os convidados nos disseram, pois a verdadeira forma de contar uma história, quer por fotografia ou filme, é estar presente a cada momento, sem nunca fazer parte dela.

Os fotógrafos e videógrafos deram-se muito bem e organizaram-se de forma tão profissional que nunca demos pela presença deles, tirando a parte da realização das fotografias de formato social/formal."

 

3 comentários:

Amazing Weddings disse...

sem duvida que a escolha do fotografo e um passo fundamental para quem quer ter boas recordações e o que foi descrito aqui era o idela para cada casamento, mas isso é para quem tem muito dinheiro. Pois fotografos consagrados no mercado são caros e têm que o ser. Aconcelho a escolha de um fotografo que faça um bom trabalho independentemente do valor que tenha no mercado.

Lovely Dream Wedding disse...

A B. e o marido tiveram uma equipa de fotógrafos e videografos de luxo!!! Mal posso esperar para ver o resultado final! Acho que estou mais ansiosa do que a própria noiva!

Anónimo disse...

Eu sou a B. e posso dizer que não gastei uma fortuna, embora isso seja relativo.

Depois de definidas as prioridades, distribui-se o orçamento! Acho que a fotografia é sempre um investimento, por isso nunca deve ser a fatia a poupar!


Há imensos Fotografos no mercado que fazem trabalhos excelentes por preços muito justos, outros abusam pelo nome que conquistaram.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...