13.8.12

As poses e outros detalhes numa sessão fotográfica

 fotografia: Samonovbrothers

São várias as pessoas que dizem que não se sentem à vontade em frente a um fotógrafo e que não fazem ideia das poses que devem escolher, do local onde devem colocar as mãos, se devem sorrir ou não, e de vários outros aspectos. 

Quando assim é, uma ideia é começarem por agir espontaneamente e esperarem pelo feedback do fotógrafo. Ele, com certeza, saberá dar indicações acerca do que mais favorece ou fica melhor naquela foto em particular, e também do que se deverá corrigir. A espontaneidade é extremamente importante, mas pode perfeitamente ser coordenada com a experiência do fotógrafo. E claro que esse é um dos motivos pelos quais a empatia entre o fotógrafo e os modelos é tão importante.

Num casamento, o fotógrafo vai registando cada momento tal como acontece, e aí tem automaticamente que escolher os melhores ângulos sem poder interferir muito no tipo de poses e de cenários, a não ser em momentos muito específicos e que costumam ser muito breves.
Numa sessão fotográfica, podemos escolher um local com vários cenários possíveis e com elementos distintos, que por si só contribuem para a escolha do tipo de poses. Se escolhermos um estúdio, apesar de haver algumas vantagens, por exemplo no controlo das condições de luz, os cenários terão que ser criados por nós, sendo necessário ter uma grande imaginação de modo a ter fotos variadas.

Outra dúvida que muitas pessoas têm prende-se com o tipo (e quantidade) de roupa e com os acessórios. 
Na minha opinião, devemos ter em conta o tipo de cenários e tentar que os tons ou os padrões (ou mesmo os níveis de formalidade) não choquem. 
Depois há uma regra técnica que tem a ver com evitar a utilização de padrões geométricos miúdos, como riscas finas ou quadrados pequenos.
Quando a sessão é em casal, não é necessário utilizar padrões ou cores semelhantes (por exemplo, ambos com riscas ou ambos com xadrez). Pode haver algum detalhe ou algum acessório parecido, mas em geral apenas acho importante que as cores ou os tipos de roupa não destoem muito, criando um efeito visual bonito no seu conjunto. Se o casal não gostar de ver vermelho com lilás (por exemplo), então não deve escolher a roupa de cada um num destes tons. E, se o homem usar umas calças clássicas, talvez não fique bem a mulher usar uma saia e um top de praia...
Quanto aos acessórios, acho sempre interessante que sejam objectos especiais ou que se relacionem de alguma forma com quem está a ser fotografado. 
E não é necessário usar acessórios ou roupas em demasia, até porque as fotos mais simples, que captam sobretudo expressões e sentimentos, podem ficar lindíssimas.

Por último, quero referir alguns aspectos "técnicos", que são normalmente do conhecimento dos fotógrafos, mas que podem e devem ser também do conhecimento geral:

fotografia: Alexey Sychev

- nas fotos em casal, os gestos de carinho são sempre uma mais valia, tal como o são as atitudes que surgem espontaneamente nos momentos a dois; ter uma companhia dá sempre jeito em termos de poses e expressões; no entanto, é importante que, estando ambos a olhar na mesma direcção, olhem para um mesmo ponto (salvo algumas excepções, claro) e que, por exemplo, tenham em atenção a forma como as alturas estão (des)niveladas

- nas sessões masculinas, convém evitar ao máximo as poses demasiado elaboradas (que podem ficar muito bem nas sessões femininas), e normalmente o ideal é fotografar como se o homem estivesse em movimentos ou actividades que para si são habituais, de forma mais ou menos descontraída

fotografia: Vladimir Zotov

- nas sessões infantis, não é boa ideia tentarmos forçar uma pose, até porque corre o risco de parecer isso mesmo: forçada; podemos criar condições para que a criança brinque à vontade, e de certeza que haverá imensos momentos dignos de uma bela fotografia; no caso dos bebés recém-nascidos, há sempre a possibilidade de estarem a dormir e assim haver mais liberdade em termos de posições e cenários


- nas fotos com modelos femininas, o à-vontade com a objectiva e com o fotógrafo é muito importante, e eu poderia dizer que a imaginação é o único limite se não houvesse uma questão muito importante: a linha entre a elegância e a falta dela é muito ténue; é conveniente ter isso em atenção e ao mesmo tempo pensar que é extremamente importante realçar os pontos fortes e captar - de certa forma - a personalidade da modelo

- é sempre boa ideia tentarmos evidenciar as características de que mais gostamos e disfarçar aquelas que não queremos que fiquem muito expostas
1) se não gostamos da parte superior dos nossos braços, podemos usar manga curta ou então evitar poses que realcem essa zona
2) se estamos de costas para o fotógrafo e com o rosto voltado para ele, podemos disfarçar as "rugas" que se formam no pescoço, colocando o cabelo ou um cachecol à frente, por exemplo
3) se temos tendência a formar "duplo queixo", podemos alongar mais o pescoço ou evitar poses em que olhamos para baixo
4) convém ter cuidado com as fotos tiradas de baixo para cima, que podem não favorecer
5) se a zona da barriga é a mais problemática, podemos ter isso em conta ao escolher a roupa e as poses
6) uma pose demasiado rígida tem tendência a não favorecer e a parecer demasiado artificial; por vezes, basta inclinar ligeiramente o corpo ou colocar uma perna à frente da outra


Por fim, aquilo que tenho a dizer é que normalmente uma sessão fotográfica é algo muito divertido e que, havendo empatia, é possível ter momentos fantásticos, já para não falar do resultado final, que muito provavelmente nos deixará com um sorriso de orelha a orelha :)

11 comentários:

Flutuações da mente disse...

Obrigada!
Boas dicas :-)
Beijinho

Miminhos.com disse...

Óptimas dicas e mesmo na altura certa :) Vou precisar delas!

Rendinhas disse...

Dicas muito úteis para quem vai fazer uma sessão fotográfica!!!
Se todas as pessoas soubessem isto não haveria por aí trabalhos sem qualidade!
Parabéns mais uma vez! E quem vai fazer um trabalho de fotografia deveria seguir este post à regra!!

Beijinhos

E? disse...

Muito obrigada às 3 :)
Fico contente por terem achado o texto útil.

beijinhos

FaMa disse...

Há sempre truques que não sabemos ou não nos lembramos. E cada vez mais as pessoas fazem sessões fotográficas por isso este post é muito útil ;)

Unknown disse...

Este post é muito util acredita! Eu que já passei por muitos profissionais da área te digo, que as melhores fotos são as da sessão organizada por voces, sendo que todas as outras foram por "supostos" profissionais e muito caras!
As poses eram sempre uma dúvida e descontrair, relaxar e deixar-se levar pelo momento, não tendo receio de fazer, aquilo que nos parece a maior patetice! "olha e se eu deixa-se cair o violoncelo?""Será que ficava giro?" e não é que ficou!!!!
Bjs e tudo de bom1
M.M.

E? disse...

Obrigada, FaMa :)

Companhia da música: Fico muito contente por achares isso! E agradeço as tuas palavras :) A mim deu imenso prazer participar na tua sessão, que foi muito agradável e divertida.

beijinhos

Sara Rodrigues disse...

Olá :) Muito obrigada pela 'visita'! Os cupcakes red velvet são da spirito, é um café que tem coisas óptimas, desde cupcakes, a brownies, gelados artesanais, cappuccino... Não sei de onde é, mas no Porto existe um muito recente que faz cupcakes muito bons, mesmo. Chama.se doce da casa :)

Gremelinica disse...

Óptimas dicas... Brigada

Sexinho disse...

Muito bom post!
Gostei!

Unknown disse...

Ótimo post :) Eu definitivamente quero tentar tirar fotos de melhor qualidade. Às vezes, porém eu apenas não tenho tempo suficiente! Acho que eu poderia investir em uma boa iluminação.

Fotografo de casamento

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...