8.3.12

Entrevista a Sérgio Brilha, videógrafo da LiveWeddingVideo

O Sérgio Brilha é um profissional que eu recomendo vivamente, tanto por todos os vídeos dele que já vi como pela forma como trabalha e se relaciona com as pessoas. 
E confesso que sinto uma satisfação imensa quando fico a conhecer de perto o trabalho de alguém e vejo competência, responsabilidade e honestidade :) Infelizmente isso não acontece assim tantas vezes e, quando acontece, sinto-me mesmo na obrigação de 'passar a palavra'.


Quando é que começou a trabalhar como videógrafo?
Comecei a trabalhar em vídeo quando frequentava o 3º ano do curso de Audiovisuais e Multimédia. Na altura entrei no mundo dos casamentos numa empresa que fazia vídeo para vários fotógrafos. Foi uma boa experiência pois deu-me alguma bagagem na operação de câmara e edição.
Depois criei a minha própria empresa de vídeo e desenvolvi o projecto “LiveWeddingVideo”. 

Há quanto tempo trabalha com casamentos?

Trabalho desde 2000.

Sempre sonhou ter esta profissão?
Fui para o curso de comunicação porque queria ser jornalista. Cheguei a trabalhar no jornal “Record”. Com essa experiência percebi que não era aquilo que queria fazer no futuro. Foi aí que optei por escolher a vertente de audiovisuais e multimédia. Penso que foi a melhor opção!



Há algo que o tenha surpreendido neste mundo dos casamentos?
O que me surpreendeu, do ponto de vista do meu trabalho, é a tremenda complexidade e responsabilidade no nosso trabalho. É um dia único na vida das pessoas e que não se pode repetir. O filme de casamento é um documento único e que deve ser tratado da maneira mais profissional possível.



Como é que os noivos o costumam abordar pela primeira vez?
Normalmente é porque já estiveram num casamento onde trabalhámos ou aconselhados por pessoas que conhecem o nosso trabalho.
 
Com que antecedência é que o devem contactar?
Com alguns meses de antecedência, principalmente as datas que têm maior procura.



Marca alguma reunião antes do casamento para que se conheçam melhor? Costuma fazer algum vídeo com os noivos antes do casamento?
Sim, é essencial uma reunião para um conhecimento mútuo. Preciso de saber o que os noivos esperam do seu vídeo. Gosto de mostrar vários exemplos de trabalhos, porque os noivos são diferentes, os locais são diferentes e não há 2 vídeos iguais.
Quanto a realizar um vídeo antes do casamento depende do pack que escolhem. Mas estamos a desenvolver  ideias para que um vídeo pré-matrimónio seja uma mais valia.



Há alguma dica que queira dar aos noivos?
Quero lembrar que o registo de imagem (fotografia ou vídeo) é bastante importante para que o dia de casamento se perpetue.

No dia do casamento, como faz para conseguir captar imagens do noivo e da noiva antes da cerimónia?
O nosso conceito engloba os preparativos do noivo e da noiva. Para isso desloco-me aos locais onde eles estão. Por vezes é um exercício complicado, mas até hoje sempre se conseguiu gravar os dois. Estas questões são debatidas nas reuniões com os noivos para nada falhar no “grande dia”. 



Desloca-se a qualquer parte do país?
Sim, até gosto de ir a locais diferentes. Claro que com deslocações longínquas há uma logística que tem de ser levada em conta.



Se os noivos pretenderem, fornece também o vídeo em bruto?
Forneço sempre, faz parte de todos os packs. 



Como faz para escolher as músicas?
Em termos musicais tenho uma conversa com os noivos. Gosto de saber aquilo que eles ouvem, se há músicas especiais para eles. Tento mostrar que para editar há músicas que resultam melhor. Mas chega-se sempre a um consenso.

Tem parcerias com profissionais de outras áreas relacionadas com o casamento?
Não tenho, nem tenciono fazer qualquer tipo de parcerias. Existem alguns fotógrafos que me aconselham e agradeço por esse facto.



Qual é o momento que prefere num casamento?
O momento alto é a cerimónia e dá imagens com muito sentimento.




Muito obrigada, Sérgio!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...