16.9.11

a respeito das 7 maravilhas da gastronomia


Não entendo porque é que resolveram escolher as 7 maravilhas da gastronomia num país onde 50 seria um número insuficiente para englobar todos os petiscos e todas as iguarias excepcionais. E depois, como é que podemos compará-las entre si? Até que ponto umas amêijoas à Bulhão Pato podem ser melhores ou piores do que uma francesinha? Ou como é que um dos nossos queijos pode ser avaliado juntamente com um pudim Abade de Priscos?
Há tantas entradas, tantos pratos, tantas sobremesas e tantos petiscos típicos de comer e chorar por mais, que é um crime estar a reduzir a lista a 7!
E como é que não há nenhum prato de bacalhau? O bacalhau é um ingrediente que está sempre presente nas cozinhas portuguesas, e todos sabemos que permite fazer receitas maravilhosas…

Agora muito possivelmente vamos chegar aos restaurantes e ver o galardão à frente dos pratos que constituem as 7 maravilhas. Mas… será isso indicativo de alguma coisa?

8 comentários:

Cat e Ju disse...

Concordo em género, número e grau! Como é que, em Portugal, não entrou nenhum parto de bacalhau? E como é que se pode comparar pratos salgados com doces? Não achei nada bem...

Eulália disse...

Tens toda a razão, há coisas que são mesmo incomparáveis e esta eleição entre tantos pratos tradicionais é um desses casos, acho que foi só mais um motivo para se fazer uma gala e gerar audiências na tv... mas em parte tb serviu para promover algumas regiões o que não foi mau de todo.

O bacalhau, goste-se ou não, é um símbolo de Portugal, lá fora somos conhecidos pelos nossos pratos de bacalhau,não estar no top é mesmo uma falha.

Beijinhos

Turista disse...

Querida HVCA, concordo contigo. Ainda mais em relação ao bacalhau, que é sempre apelidado de "nosso fiel amigo".
Agora vou ver as meninas, do concurso de vestidos de festa. :)

S* disse...

De facto, é difícil comparar. Os nossos rojões e o sarrabulho não terem sido eleitos é coisa meio parva.

Unknown disse...

Bem existem tantas opções que ficaram de fora que não se compreende! Mas foram os portugueses que votaram, supostamente. Os critérios de selecção é que desconheço, mas a sardinha assada é assim uma maravilha tão maravilha de portugal? Será que tem muita ciência, sabedoria no seu preparo?

Queen of Hearts disse...

Não podia concordar mais contigo!

Maria disse...

Concordo com tudo o que foi escrito aqui. O critério foi mesmo muito estranho.

Bjs.

trintona disse...

Concordo a 100% com o que disseste. Como é que se compreende que um país onde há infinitos pratos de bacalhau e não há unzinho nas 7 maravilhas?
Como é que se compreende num país onde existem um 100 nº de doce conventuais (que delícia) e não aparece nenhum.
E o cozido à portuguesa???
Cá para mim era impugnar esta eleição!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...