31.7.11

Quero fazer-vos uma pergunta

Num debate com amigos, surgiu a seguinte questão: quais são os estereótipos relativamente aos emigrantes portugueses?

De que pressupostos é que normalmente se parte ao falar de quem emigra?

12 comentários:

Unknown disse...

Por aquilo que eu conheço de amigos que foram para estrangeiro, tentar uma vida melhor ,é que mesmo que a vida lá esteja igual ou pior do que em Portugal, transmitem que vive-se bem e que lá enriquece-se... quando bem sabemos que as coisas não são bem assim... E uma coisa que acho errado, se nascem em Portugal são portugueses e quer-me parecer que algumas pessoas têm vergonha desse facto e quando vão para um outro país assumem a lingua, a cultura e tudo o mais do país que os adoptou como se tivessem nascido lá... e nem comento levarem os filhos com 5 e 6 anos habituados ao português e pura e simplesmente aboliram falar com os mesmo na nossa lingua.... estou me a referir a casos concretos de pessoas que conheço que estão a viver em França...

Kristianna disse...

Bem, eu estou residente na Suiça ha mais de 14 anos...tenho 31.
Quando decidi vir para ca, foi somente para estar com os meus pais que ja ca estavam á largos anos.
O meu marido tambem esta ca desde cedo, e veio pela mesma razao que eu, estar perto dos pais.

Entretanto construimos a nossa vida aqui, trabalhamos, começamos a construir familia, e nasceu a nossa filha que tem agora dois anos e meio.
somos Portugueses, a minha filha embora nascida aqui, è Portuguesa (nao ademito que digam que è suiça so porque nasceu aqui, no maximo ademito que digam que è Lusodescendente!!)
Na minha casa, so se fala Portugues!!!(Isto porque ha muito a ideia que a maioria dos emigrantes "renegam" a patria, felizmente nao sao todos, e a grande maioria que o faz esta em frança!!!Tambem o vejo pela familia que tenho la!!!)
A vida por aqui, nao esta nada facil, muito desemprego, mas se vivemos melhor que em Portugal??
Nem por isso...è como em todo o lado...se temos trabalho, nao fazemos refeiçoes todos os fins de semana em restaurantes etc...safamo-nos...penso que è em todo o lado assim...
A grande diferença è que os salarios sao, 4 ou 5x mais altos que em Portugal mas...as despesas tambem o sao!!!
So a renda de um apartamento (falando no meu caso) sao 1200 euros (1500sfr)...seguros de saude, e despesas mensais...vai-se o salario num instantinho...
No estrangeiro de momento, nao se enriquece e quem disser que o faz, ou vive muito mal (passa necessidades, conheço gente que o faz, nao come bem, para ter grandes ferias e poder mostrar o que nao è!!)ou estudou ca e tem um emprego tipo enfermeiro, advogado etc...caso contrario...dificil...

Agridoce disse...

De forma genérica, eu penso que há dois tipos de emigrantes:

- o do estereótipo do emigrante "labrego da terrinha", que vai ganhar uns tostões para depois vir construir o seu casarão lá na aldeia (isto é uma caricatura, atenção...)

- os jovens que cada vez mais fogem daqui, por não haver ensino de qualidade ou emprego na sua área. No caso dos jovens, acabam por muitas vezes ter sucesso lá fora, porque encontram sociedades em que dão valor aos seus estudos e conhecimentos.


Eu acho bem que se emigre. Tão bem, que um dia destes sou eu :)

Anónimo disse...

Não posso com esses labregos! Em aualquer voo de low cost entre a França, ou Belgica, por exemplo, e Portugal, aparecem-me esses tipos!

Ana FVP disse...

Estou a viver em Angola e vim por questões pessoais...

Aproveito a experiência, mas as saudades da família, amigos e país fazem-me acreditar que vai ser uma experiência com término para daqui a poucos anos.

May disse...

Na minha opinião existem 2 tipos de emigrantes. Aqueles que emigraram há 30-40 anos, trabalham todos os dias incluindo sábados e domingos, vivem numa casa minúscula para quando vão a Portugal levarem um bom carro e gastarem bastante nas férias. Não viajam para sitio nenhum a não ser Portugal e agora começam a ir ao Algarve. Conheço vários casos assim. (Generalizando obviamente)

Depois existem os jovens licenciados ou não que cada vez mais emigram há procura de oportunidades a nível profissional e enriquecimento pessoal, estes gostam de viajar ir a restaurantes e aproveitar a vida no pais de acolhimento. Costumo dizer quanto têm quanto gastam mas vivem a vida! Eu há bem pouco tempo enquadrava-me neste grupo. Ahh quando voltamos a Portugal toda a gente acha que somos ricos só porque trabalhamos no estrangeiro. Já ouvi mais do que uma vez a frase "ah se tu que estás em Inglaterra te queixas imagina nós!! LOL

E? disse...

Obrigada a todas pelas respostas :)

Filipa disse...

Este foi o 6 e ultimo ano que vivi na R. Checa, vim para cá estudar e estou a terminar o meu curso. Foi uma experiencia muito dura mas também muitissimo enriquecedora. Depois de andar 3 anos de M Dentaria na FMDP em Portugal, decidi que não era o que queria, arrisquei, fiz os exames, entrei e estou mto feliz com a minha decisão. Os Checos não são faceis, não gostam de estrangeiros, o curso é dificilimo, com os 3 anos d Faculdade em Portugal sei bem a diferença, é facil entrar, mas mais facil ser corrido, dos 30 Portugueses quem entraram no meu ano, só 5 acabaram o curso, os restantes foram corridos porque não foram aprovados a 1 cadeira, enfim é duro... mas vou ter muitas saudades.
Estudei muito, mas também conheci todos os Paises proximos, e embora seja filha unica, fiquei com imensos irmãos, porque todos somos muitos unidos. Se o meu noivo não fosse Português penso que não voltaria.

E? disse...

Muito obrigada por partilhares a tua experiência, Filipa :)
E muitos parabéns!

[eu não sabia que os checos não são "fáceis"...]

beijinhos

Filipa Maria disse...

LOL mas não são mesmo, odeiam estrangeiros, excepção só abrem aos Americanos, mas a história de ocupações de Alemães e Russos, a vida dificilima que levaram, muito ajuda a esse comportamento. Claro que se fores a Praga por exemplo passar 1 semana não te apercebes, só mesmo vivendo em loco.
Mas a R. Checa é lindissima, vale a pena conhecer mais sitios que não só Praga. Se alguem precisar de indicações é só pedir :-*

E? disse...

Obrigada, Filipa :)
Podes dar-me o teu email, pf?

beijinhos

Filipa disse...

Claro que sim
serenomar@hotmail.com

Beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...