13.7.11

3 características importantes associadas aos profissionais de casamentos


Há características que eu considero fundamentais e que me fariam contratar ou não um determinado serviço.

A mais importante, na minha opinião, é a flexibilidade, que está directamente relacionada com a capacidade de adaptação.
Uma empresa de catering pode ter uma ementa-base, mas deve ser capaz de adaptar os pratos ou as quantidades a cada caso específico, e até de sugerir alternativas de acordo com os requisitos do casal ou dos convidados.
Um fotógrafo pode ter um pacote de serviços ou estar habituado a fazer determinadas sessões fotográficas, mas deve ter a capacidade de remodelar tudo isso dependendo da situação.
Uma marca de vestidos de noiva não perde nada se permitir que as noivas façam alterações aos modelos da colecção, tornando-os mais personalizados.

Uma outra característica indispensável é a capacidade e o esforço para se manterem actualizados.
Não é fácil, tendo em conta a quantidade de informação nova que há diariamente, mas também não é impossível.
É muito importante conhecer tanto as tradições como as novidades, e tentar ter sempre ideias novas e surpreendentes.

Por último, vou referir o respeito pelos clientes. É importante ouvi-los e tentar perceber o que pretendem, sem dizer imediatamente que não faz sentido, ou que não se usa, ou que os convidados não vão gostar. Falei com profissionais que achavam que as suas opiniões eram verdades absolutas, e isso não me parece a atitude mais correcta, especialmente quando se trata de algo tão pessoal como o casamento.

Claro que há outras características muito importantes e que devem ser comuns a todos os fornecedores de serviços, mas achei importante mencionar estas, uma vez que não me parecem assim tão fáceis de encontrar e para mim são essenciais.

4 comentários:

Turista disse...

Minha querida, estou plenamente de acordo contigo. Principalmente a flexibilidade, é extremamente importante, nos tempos que correm ;)

Maria disse...

Subscrevo inteiramente o post. E para os fornecedores é cada vez mais fácil estarem actualizados. Basta irem dando uma vista de olhos a bons sites.

Anónimo disse...

Concordo totalmente, eu pessoalmente até ao presente minuto hehe, tenho lidado com profissionais espectaculares e muito atenciosos! Um dos principios basilares que respeitei, foi só lidar com pessoas que me faziam a mim e ao Z. sentir-nos bem! A partir dai o importante e dialogar :)

beijinhos,
JM

E? disse...

Obrigada pelos comentários.

J., eu não tive tanta "sorte" como tu, uma vez que tive que lidar com pessoas bastante inflexíveis até encontrar bons profissionais. Não foi fácil, mas teve como aspecto positivo ajudar-me a ter uma noção mais clara da realidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...