4.6.11

Vestidos de festa XL

Não sei como é nos outros países [de língua portuguesa], mas em Portugal é muito difícil encontrar tamanhos de roupa grandes. Nem me refiro apenas a tamanhos para pessoas obesas. Muitas vezes as pessoas são apenas mais cheiinhas (usando tamanhos acima de 42-44, por exemplo) e já não encontram nada que lhes sirva...
Em lojas como a Monsoon, pelo contrário, é bastante fácil encontrar tamanhos maiores do que os habituais. Para além disso, há as lojas online como o Asos ou o Nordstrom, que têm mesmo uma secção "curve" ou "plus-size", com modelos bem actuais.

Quanto aos cortes que melhor se adequam, acho extremamente complicado dizer, uma vez que depende imenso do formato do corpo e do peso (que pode variar muito).

Há 2 formatos de corpo mais frequentes:

No formato maçã, normalmente fica bem o corte império, disfarçando a zona mais problemática com tecidos leves e soltos. 
No entanto, há pessoas que ficam muito bem com vestidos bem justos com formato em "lápis" na zona da "saia". Como a zona das ancas e das pernas é normalmente mais magra do que o resto do corpo, este corte, ao realçá-la, pode favorecer. A zona da barriga poderá ficar favorecida pelo uso de drapeados. Se mesmo assim não se sentirem muito à vontade, poderão usar um blazer ou outro tipo de casaco.
Caso gostem, podem usar por baixo um "body" adelgaçante (como indico neste post), de preferência em formato de fato de banho.

 Monsoon

 Monsoon

Nordstrom

Nordstrom

Nordstrom

Nordstrom

No formato pêra, por sua vez, o corte império pode não ficar tão bem, já que as ancas largas fazem com que todo o vestido alargue e o corpo pareça mais volumoso do que realmente é. No entanto, tudo depende do volume das ancas e da proporção com o resto do corpo. Convém sempre experimentar vários modelos, já que estas "regras" não são nada fixas.
Normalmente assentam bem vestidos mais a direito e ligeiramente cintados, sem que a "saia" afunile.
Nestes casos, a peça interior adelgaçante ficará melhor no formato de vestido justo e curtinho, de modo a ajustar também a zona das ancas e fazer com que a pessoa se sinta mais à vontade.

Nordstrom

Nordstrom

Nordstrom

 Nordstrom

Podem ver mais informação sobre cintas adelgaçantes seguindo este link.

10 comentários:

Mary disse...

Muito bom post.

Eu sou formato Maçã, o meu problema maior é o peito que é grande e pesado, nem todos os decotes me ficam bem. No casamento que tenho para a semana vou levar um vestido que cai todo por ele, e é inclusivamente um S, porque é mesmo para ficar largo, não marcando nada. A parte de cima, é junto ao pescoço, (como este), nunca tinha experimentado este formato e acho que resulta bem com o meu tipo de corpo.

Ana Filipa Rodrigues disse...

Gostei imenso do post! Muitas vezes, é extremamente difícil as mulheres com mais curvas encontrarem algo que lhes assente bem. Acho que, com estas sugestões, elas poderão sentir-se bonitas, confortáveis e elegantes e não se sentirem inferiores a ninguém! :)

E? disse...

Obrigada às duas pelo feedback.

Mary, acho que o truque relativamente ao peito é mesmo experimentar várias formas e não ligar muito a "regras". Por exemplo, 2 pessoas com peito grande podem ficar bem com modelos totalmente diferentes, porque também tem a ver com o tamanho do pescoço, o tipo de braços, a posição das mamas, ...
Esse modelo que escolheste deve dar um bom suporte e fazer-te sentir à vontade :)

beijinhos

Cat e Ju disse...

Muito bom post! Realmente não é nada fácil encontrar roupas para melhor. Eu quase sempre mando fazer. Sou do tipo pêra, tenho umas ancas ENORMES, mas a cintura é um pouco mais fina! Gostei desses modelos :)

E? disse...

Obrigada, Cat :)
Eu acho que tu ficas mesmo bem de vestido! Acho que fazes escolhas certas para o teu tipo de corpo :)

beijinhos

Ana disse...

Infelizmente, não se trata apenas dos vestidos de festa. Por exemplo, e falo com conhecimento de causa, uma mulher com peito grande já não encontra soutiens apropriados ao si em lojas comuns. As mesmas lojas, mesmo aqui ao lado em Espanha, vendem tamanhos grandes. Somos pequenos não só em território mas de cabeça.

E? disse...

Pois, em Portugal é preciso ir às lojas mais caras (com marcas realmente boas) para encontrar todos os tamanhos de soutien.

Acho engraçado que em Portugal parece que as lojas praticamente só conhecem as copas A e B, e depois mudam apenas o número. A verdade é que o tamanho da copa faz muita diferença na forma como o soutien assenta.

E? disse...

E foi bom levantares a questão dos soutiens, porque é imprescindível escolher o soutien certo para nós. Pode fazer toda a diferença na forma como o vestido assenta!!

Há que experimentar vários até encontrar aquele que nos fica perfeito.

Ana disse...

Essa da copa é clássica. Acho muito triste que assim seja. E bikinis? Quem tenha peito grande não encontra bikinis para o seu tamanho. É como digo, somos mesmo pequeninos.

Rita Catita disse...

Obrigada :)

Beijinho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...