22.6.11

Será que...

... só entendemos situações mais invulgares se já tivermos passado por algo idêntico?

Hoje estive a pensar acerca disto...

Será que as pessoas com menos abertura para situações novas são aquelas que tiveram uma vida mais dentro dos parâmetros "normais"?

De facto, penso que a forma como reagimos a comportamentos de pessoas mais novas que nós ou mesmo com idades próximas tem muito a ver com comportamentos que tivemos no passado.
E podemos até já ter vivido as mesmas situações mas acharmos que foi errado (e como tal também censuramos os outros), ou então não ter vivido porque não nos foi permitido - e então perceber bem a situação por que as outras pessoas estão a passar.

A verdade é que, pensando bem, essa é talvez uma demonstração de egoísmo e intolerância. Não deveremos pensar melhor em todos os condicionalismos antes de julgarmos os outros? Mesmo que não tenhamos vivido nada assim, não quer dizer que num contexto diferente isso não pudesse ter acontecido...

2 comentários:

Nokas disse...

Já aprendi a nunca dizer nunca :)

Pipita disse...

Cada vez me apercebo que não vale a pena criticar certas coisas porque nunca sabemos o que nos vai acontecer, mais vale tirar alguma aprendizagem dos erros dos outros e antes de julgarmos sermos mais tolerantes e tentar ver sempre os vários ângulos das questões. É viver e aprender!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...