24.5.11

Festas de casamento em casa

Quando se tem uma casa com espaço suficiente e com condições adequadas, acho que pode ser fantástico fazer lá a festa de casamento. Claro que, por norma, dá mais trabalho, mas também torna tudo mais acolhedor e tem um significado especial para todos.

Aconselho a contratar uma empresa de catering que trate da comida, da louça, das toalhas e de outros detalhes que caso contrário dariam muito trabalho aos noivos.

De qualquer forma, para poder dar dicas mais concretas resolvi pedir ajuda à Inês, já que a festa do casamento dela foi em casa :) Ela foi fantástica e eu quero agradecer-lhe publicamente a simpatia e a disponibilidade.


Local do casamento
Quinta dos sogros :)
Optámos por fazer lá por ser um sítio muito especial para nós, sobretudo para o meu marido, e por nos dar aquela sensação mais acolhedora, mais pessoal. Achámos que não fazia sentido, tendo esta hipótese, ir para um espaço onde depois nunca mais voltaríamos. Assim, sempre que lá vamos, lembramos-nos do dia :)


Espaço / áreas disponíveis
Acho que a quinta tem 2 hectares, mas obviamente que não é preciso esse espaço todo! Basicamente, usámos um relvado enorme, e outras zonas mais junto à casa.
No relvado estavam as mesas todas e lá foi o corte do bolo.
Tínhamos uma zona com um pequeno recanto (o local do barbecue), onde foi montado o bar.
Usámos o alpendre para os aperitivos e entradas; usámos uma sala com acesso directo ao exterior para as mesas de queijos, sobremesas e frutas.
As casas-de-banho também eram as do interior (estavam duas a uso). A casa tem uma configuração que permitia usar esta sala e as casas-de-banho sem grandes confusões, não só porque a sala tem portadas para a zona do alpendre mas também porque há uma porta também no alpendre que dá para o corredor das casas-de-banho. A bem dizer, isto não interessa nada porque estamos entre família e amigos, mas há sempre aquele receio :)
Também tínhamos a zona da piscina, com um baloiço, espreguiçadeiras e uma tabela de basquete, que a juventude agradeceu :)

 

Catering
Contratámos uma empresa da zona. Como queríamos algo muito informal, pedimos-lhes que nos arranjassem alguém que fosse lá assar um porco no espeto. De resto, contratámos o "pacote" normal, com as alterações que desejámos.
Eles usaram a cozinha da casa (que é enorme) como apoio e local para acabar de cozinhar o que era preciso. O jantar foi o porco no espeto e alho francês à brás (porque eu não como carne e fiz questão de ter um prato vegetariano!).

Mesas/louça/etc.
A empresa tratou de tudo. Levaram tudo, montaram e desmontaram! Tivemos o cuidado de lhes pedir chapéus de sol porque já se sabe que não se aguenta o sol em Santarém em Agosto :)


Decoração 
As pessoas do catering também trataram de tudo! Só encomendei as flores ao florista, que as foi entregar lá, e eles depois é que as puseram nas mesas. A decoração era muito simples, com toalhas e faixas nas "nossas" cores, e jarras com flores. Na zona do relvado colocámos umas embalagens de iogurte líquido enfiadas na terra e pusemos flores lá dentro, a rodear o espaço :) Também arranjei umas velas nos nossos tons para pôr nas casas-de-banho, com flores, e pusemos alguns laços de tule rosa na vedação à volta da quinta, para assinalar o sítio para quem não conhecia!


Pormenores indispensáveis
Por ridículo que pareça: as casas-de-banho! Lol
Sempre foi a minha grande preocupação desde que se começou a falar nisto. A sério, acho mesmo importante porque faz muita diferença no conforto dos convidados.
Depois, o estacionamento também deve ser importante. Nós tínhamos espaço de sobra, felizmente...
Também é importante garantir que há iluminação à noite! Não convém esquecer esse pormenor, já que fizemos tudo no exterior...



Prós
Tudo o que já referi! É o poder estar em casa, o voltar ao espaço, etc.. Também permitiu que muita gente lá dormisse e que a festa continuasse no dia seguinte :)




Contras
Dá mais trabalho, claro... Há a preocupação com toda a logística da festa.
Os meus sogros fizeram algumas pequenas obras de remodelação, mais em termos estéticos e coisas que já estavam planeadas, para a quinta estar de "cara lavada".
Não sei bem se há muitos contras, sinceramente...

Responsabilidades 
Pensar nas coisas todas que normalmente são os outros que pensam pelos noivos: as casas-de-banho, os estacionamentos, os chapéus de sol, a música, a luz, etc..
Tive uma grande preocupação em garantir que não faltava nada a ninguém por ser um casamento em casa! Sempre foi "exigência" minha que tínhamos de ter condições para o fazer. Queria uma coisa descontraída mas não deixava de ser um casamento :) Era importante também agradar aos convidados e não fazer apenas o que nos apetecia :)

Stress
Os pais!! Lol A sério... Eles é que complicaram... com a comida, com o sol, com a chuva, com o caminho, com isto, com aquilo... Nós estávamos na maior :)

De resto, o facto de estarmos em casa fez com que todas as pessoas estivessem muito mais à vontade.

Envolvimento dos familiares
Foi sobretudo na preparação do "antes". Os meus sogros passaram horas a regar a relva para termos um relvado bonito :) eheh
No próprio dia, houve um casal de amigos dos meus sogros de há muitos anos que ficaram lá na quinta para receber e orientar os senhores do catering e para receber as flores, por exemplo.
Na véspera, estivemos lá com alguns amigos e familiares a ultimar detalhes com a empresa de catering, a acabar de preparar as lembranças, etc..

Custo
Fica bem mais barato do que uma quinta, claro! Também depende do que se escolhe, como em qualquer sítio, mas o facto de o espaço ser nosso e de ter sido uma coisa tão descontraída fez com que ficasse mais em conta.
Além do catering, gastámos dinheiro nas flores e nas coisas normais dos casamentos.

_________

As pessoas em geral deram-nos um feedback muito positivo e ainda nos falam nisso :) Foi mesmo uma festa em família e amigos, sem grandes stresses ou protocolos. Estávamos ali para nos divertir e aproveitar :)

Já agora, acrescento, quase toda a gente mudou de roupa quando lá chegou. Nós próprios demos essa sugestão porque queríamos mesmo toda a gente à vontade :)



Muito obrigada pela descrição e pelas dicas, Inês! :)

8 comentários:

Paulinha disse...

Tenho que cá deixar os meus parabéns à Inês! Pelo casamento, pela preparação de tudo, que tal como disse, deve ser muitoooooo mais trabalho que entregar o serviço a uma quinta.
Mas certamente que o casamento teve um gostinho melhor, por ter sido realizado num local familiar a todos.

Felicidades

Miminhos.com disse...

Adorei este artigo!
Amava poder fazer o meu casamento em casa mas precisava um pouco mais de espaço...Este casamento está fantástico, parabéns aos noivos :)

Eulália disse...

Realmente para que tem espaço e condições para tal (a questão dos wc's é mesmo pertinente) esta é uma excelente opção, fica tudo muito mais pessoal! E depois podem sempre voltar ao sítio em questão como referiu a Inês.
Se para quem já faz o casamento num local alugado tem muito trabalho este deve ter dado imenso mas foi de certeza muito compensador, parabéns!

Beijinhos

P.S.: Eu julgo que muitas das nossas casas, mesmo já não dando para um casamento como se fazia antigamente (que convenhamos com tanta gente raros seriam os que tinham as devidas condições e ainda bem que isso mudou lol), ainda podem no entanto ter o seu uso para batizados e comunhões que são em norma festas mais pequenas :)

E? disse...

Muito obrigada pelos vossos comentários :)

beijinhos

Agridoce disse...

HVCA: não tens nada que agradecer! Foi um prazer ajudar :) Muito obrigada também a quem comentou. Deu trabalho mas valeu a pena :)

Beijinho grande

Martacc disse...

Optimo artigo! Adorei! Vou casar em Setembro de 2011 em casa dos meus pais e já percebi que vai ser uma aventura, até porque estou com um "low budget". Ideias nao me faltam , mas o que me assusta mais é a parte do catering que ainda nao tenho esolvido. Podes indicar-me a empresa a que recorreste? :)

E? disse...

Olá Marta,

Se a Inês não te responder aqui, podes perguntar-lhe directamente no blog dela: http://eusouagridoceetu.blogspot.com/

Tenho a certeza que vai tudo correr bem no teu casamento :)

beijinhos

Flutuações da mente disse...

Um post muito útil, tendo em conta que iremos casar num espaço exterior :-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...