19.5.11

Despedidas de solteira/o


Não gosto do termo "despedida de solteiro" porque não sou apologista da ideia de que a noiva ou o noivo têm que fazer algo pela última vez por ser proibido depois do casamento. Com o casamento as pessoas continuam a ser as mesmas e, embora o "estatuto" mude, a relação não vai propriamente mudar em 2 ou 3 semanas só porque pelo meio se casaram ;) Não vai passar a ser proibido algo que antes era permitido, e as pessoas não vão ter que deixar de estar com os amigos individualmente.

No entanto, sou a favor de uma festa descontraída umas semanas antes do casamento para homenagear a noiva e/ou o noivo e para que todos se divirtam.

Idealmente, estas festas de "despedida" devem ser organizadas pelos padrinhos e/ou pelos amigos próximos. Convém perceberem quem é que os noivos gostariam que estivesse presente e que tipo de festa gostariam de ter, e então depois tratarem de contactar os locais e as empresas envolvidas e informarem os restantes convidados.

Pode haver uma festa para cada um dos noivos, mas também pode ser interessante fazerem uma festa única, com todos os amigos presentes.
Outra hipótese é fazerem as 2 festas no mesmo dia e depois encontrarem-se no final :)

Quanto ao envolvimento dos noivos, vai depender muito das personalidades. Há pessoas que preferem conhecer todos os detalhes da festa e há outras, como eu, que adoram ser surpreendidas. E convém não surpreender quem não gosta de surpresas, porque pode correr mal!!

imagem do Portal Casamenteiras
 
É importante também perceber se os noivos não se importam de estar no centro das atenções. Há pessoas que não gostam nada disso e algumas que até têm uma certa fobia. Nesse caso, o ideal talvez seja não organizar nada que esteja direccionado apenas aos noivos, e tratar de tudo como sendo uma festa para o grupo sem destacar ninguém.

Se não houver nenhum obstáculo a esse nível, então acho muito importante pensar em actividades ou ideias que façam com que os noivos se sintam no centro das atenções e vejam que os amigos se preocuparam com eles.


Vou dar alguns exemplos:

- a noiva ou o noivo podem usar uma cor de roupa diferente de todos os outros ou ter algo distintivo escrito na t-shirt ou num alfinete

 imagem Molde Design Weddings

- se forem a um Spa, os noivos podem ter direito a um tratamento especial, diferente de todos os outros

- os amigos podem organizar aquele jogo em que fazem perguntas ao noivo acerca da noiva (ou vice-versa), tendo contactado a noiva previamente para saberem as respostas certas e "castigando" o noivo por cada resposta errada [pode ter que cantar, que dançar, que convencer algum estranho a fazer alguma coisa, que beber, ...] ou dando-lhe a possibilidade de se vingar por cada resposta certa ;)

- contratar alguém para cantar ou tocar algo que seja especial para os noivos

- oferecer à noiva uma mudança de visual ou simplesmente uma sessão de cabeleireiro e maquilhagem

- pensar em presentes simbólicos para oferecer, associados a uns textos bonitos

- seguir o exemplo brasileiro, e oferecer objectos para a casa (como no "chá de cozinha" ou "chá de panela") ou então peças de roupa interior ("chá de lingerie")

- fazer um vídeo com mensagens de amigos e familiares

- elaborar uma apresentação com fotos desde a infância

- oferecer um quadro, uma t-shirt ou outro objecto com uma montagem de fotos e/ou de dedicatórias

- organizar um encontro com um ídolo, por exemplo oferecendo uma corrida de Fórmula 1 em que um piloto famoso esteja presente



Quanto ao tipo de festas, vou também apresentar algumas ideias:

- uma viagem a uma outra cidade ou outro local (por exemplo com neve), quer dentro do país quer no estrangeiro [neste caso, convém perceber se todas as pessoas terão disponibilidade e possibilidade financeira]

- uma sessão de Spa com massagens e tratamentos de beleza, seguida de um jantar agradável

imagem do Portal Casamenteiras

- aulas de dança [danças de salão, dança do ventre, hip hop, ...]

- aula de culinária [por exemplo, para aprenderem a fazer sushi ou outro tipo de comida da preferência dos noivos]

- prova de vinhos / prova de queijos

- jantar de degustação

- passeio de barco, quer no mar quer no rio

- passeio de helicóptero ou de avião, ou mesmo uma aula de voo

- jantar com música ao vivo

- festa numa discoteca

- actividades radicais, como slide, escalada ou rapel

- paintball

- sessão fotográfica de grupo, ou reportagem fotográfica de toda a festa (contratando um fotógrafo)

- festa "de pijama", num ambiente íntimo e acolhedor e prolongando-se pela noite dentro

- piquenique

- lanche em que cada pessoa leva um bolo ou um petisco, e em que o local pode estar decorado especificamente para a ocasião






imagens do Portal Casamenteiras

Não aconselho a fazer a festa nas vésperas do casamento, e também não aconselho a fazer coisas muito arriscadas quer psicológica quer fisicamente. O ideal é mesmo os noivos saírem de lá relaxados e preparados para enfrentar o resto dos preparativos e para desfrutar em pleno do dia do casamento.


Vocês tiveram ou vão ter despedida de solteiro/a?

21 comentários:

Eulália disse...

A minha foi uma aula de dança do ventre com direito a um lanchinho temático e prendas marotas, foi muito gira e deu para apreender alguns truques da dança :)

A do então noivo foi jantar com os amigos a precorrer as tasquinhas lol

Tb não vejo a despedida de solteiro como a oportunidade de se fazer algo proíbido, detesto essa conotação negativa que lhe é associada, quem quer fazer isso pode fazê-lo em qq ocasião...
É mesmo uma forma de reunir os amigos, aproveitando até para apresentar diferentes convidados para no dia ser mais fácil a comunicação, e claro mimar os noivos! Uma oportunidade de divertir e relaxar, esquecendo por uns momentos o stress dos preparativos nupciais :)

Beijinhos

hoje vou casar assim disse...

Excelente ponto que levantaste: o facto de os convidados se poderem conhecer antes do dia do casamento :)

E a tua despedida parece ter sido bem gira!


beijinhos

Karina sem acento disse...

Nós fizemos um jantar de despedida de solteiroS: foi em conjunto. Isto porque nem eu nem o maridinho gostamos daquelas coisas típicas das despedidas de solteiros; depois porque quisemos convidar pessoas que não iam ao casamento - uma vez que fizemos um casamento só com as pessoas mais chegadas. E foi uma noite bem gira, uma semana antes do casamento.

hoje vou casar assim disse...

Essa parece-me uma excelente ideia, Karina :)

beijinhos

Imprensa na rede disse...

Meu nome é Tatiana Dias e trabalho para uma empresa de Comunicação e Marketing, na Espanha. Gostaria de saber se te interessa colaborar com uma campanha de publicidade de um site de classificados gratis em Portugal. Pagamos 25 euros por PayPal pelo trabalho.
Se está interessada na proposta, não deixe de entrar em contato comigo em este mesmo e-mail: tatiana.segala@gmail.com
Atenciosamente,
Tatiana A Dias

Ana Sofia Santos disse...

eu tive umas madrinhas e amigas que ofereceram uma sessão de foto, assim descontraída :)
esta na "moda" e fica eternizado

Mary disse...

Eu espero ter uma Despedida de Solteira! As minhas amigas andam a fazer tudo às minhas escondidas e por isso não sei bem o que vai acontecer... Já ouvi falar em aula de dança, mas pormenores não tenho. Eu e o noivo vamos fazer as respectivas festas (também não gosto muito do termo "despedida de solteira/o", prefiro pensar que é mais uma oportunidade especial para celebrar com as amigas mais próximas) em dias diferentes, para permitir que os casais com filhos possam revezar-se sem ter de pedir a terceiros que fiquem com as crianças! E como no nosso caso há muitas crianças (só da minha parte são cinco sobrinhos!) achámos que seria a melhor solução para que todos os que queremos convidar possam ir.
Vamos ver como é que a coisa corre...
Beijinhos!

hoje vou casar assim disse...

Mary, realmente esse é um bom pormenor a ter em conta. Quando há casais com crianças, é mesmo boa ideia terem as festas em dias diferentes :)

Ana Sofia, eu acho que "toda" a gente aprecia uma boa sessão fotográfica, por isso parece-me uma ideia excelente.


beijinhos

Anónimo disse...

Olá claro que sim, a minha vai ser organizada pela minha madrinha e já tem nome e tudo lol, DespedidaPink :), em relação a promenores não sei muitos, mas seráb um jantar descontraído e divertido só com mulheres é clarooooooo :)

Acho também importante, para que todas as convidadas se fiquem a conhecer, já que todas vão ser convidadas, dos 18 até aos 80 hihi!

Espero essencialmente que seja uma noite memorável e mto mto divertida!

Beijinhos,
JM

Miminho.com disse...

Concordo completamente quanto ao conceito de despedida de solteiro. Para mim é apenas uma comemoração com as amigas antes do incicio de uma nova etapa.

E adorei as sugestões, vou apontar ;)

Butterfly disse...

Eu tenho alguma aversão a este termo, porque cada vez que se fala nisso os amigos do meu namorado falam logo em organizar uma ida a uma casa de strip. E isso não me agrada, penso que haja melhores maneiras de comemorar sem ser a ir ver strip. Eu sinceramente já pensei na minha despedida mts vezes, gostava de fazer tipo um lanxinho em casa com as amigas e algumas convidadas, e pensei hipótese da famosa reunião da mala vermelha! Acho k seria engraçado.

E vocês o que acham?

hoje vou casar assim disse...

JM, vai ser uma festa divertida com toda a certeza! ;)

Butterfly, essa parece-me uma boa ideia, sobretudo se estiverem todas à vontade.


beijinhos a todas

barbara disse...

Lendo o post fiquei com uma dúvida,o hábito de fazer chá de panela só acontece no Brasil ???
E "gira" quer dizer legal ?? rs
vivendo e aprendendo né :)
Beijosss.

hoje vou casar assim disse...

Sim, "gira" quer dizer legal/bonita :)
Em Portugal não há muito o hábito de fazer chá de panela. Normalmente chama-se despedida de solteira/o.

Penso que o chá de panela é mais um costume da América, tanto do Sul como do Norte.

No entanto, há quem faça na Europa :)

beijos

Leana disse...

Onde é que está o botão do Like?

É que gostei de tudo, do princípio ao fim :)

Bjinhos**

hoje vou casar assim disse...

Muito obrigada pelo comentário :)

beijinhoos

barbara disse...

Pq aqui tem mais chá de panela do que despedida de solteira/o rsrs mas cada evento acontece de um jeito.No chá são só mulheres e cada uma traz um presente e a noiva que esta de olhos vendados tenta adivinhar,se errar paga prenda e se acertar que paga o mico é a pessoa que presenteou...no final ela esta toda pintada de batom,com papel higienico no cabelo,farinho de trigo nos dentes e sai na rua pra pedir dinheiro para ajudar na festa kkkkk é muito "gira" rsrsrs
e despedida de solteiro é mais para curtir com as amigas/os dançar,fazer uma coisa diferente tipo clube das mulheres rsrs
beijos.

hoje vou casar assim disse...

Eu por acaso já fui a um chá de panela brasileiro que era para o noivo e para a noiva em conjunto :)

Essas tradições de que você falou são bem interessantes!


beijos

companhia da música disse...

Oi!
Sabes que não acho piada nenhuma a festa de Despedida de Solteiro em conjunto! Estive numa e foi desagradável. Ainda há a ideia de que os homens vão para um local proibido ver um streptease feminino e as meninas para um rodizio, pelo menos foi o que me pareceu! No entanto achava que deveria ser diferente mas os noivos quiseram assim eu não me meti! Gosto de coisas mais divertidas em que se possa dançar e divertir. O serviço era péssimo, a comida muito má. Foi uma esperiencia má e não aconselho ninguém a fazer a festa num restaurante com meninas bonitas e muito vistosas. Foi triste mas quem somos nós para contrariar os noivos?
MM

Debbie disse...

No meu caso, a minha irmã e a minha madrinha organizaram-me a despedida de solteira no Zoo de Lisboa. Foi 5 estrelas. Recebi vários presentes. Todas se divertiram. Ainda me ofereceram uma interacção com os golfinhos e o pessoal do Zoo teve várias ideias, como por exemplo ter de estar de olhos vendados e tentar descobrir quem eram as minhas amigas apenas por abraçá-las.
Foi mesmo muito divertido.
é uma ideia que agora aconselho vivamente :)

hoje vou casar assim disse...

Muito obrigada pelas sugestões :)

beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...