18.4.11

Entrevista à fotógrafa Catarina Zimbarra

Estamos de volta às entrevistas a profissionais relacionados com casamento, e desta vez convidei a fotógrafa Catarina Zimbarra, que considero extremamente talentosa. Já tive a oportunidade de ver alguns dos seus trabalhos, e cada um deles é diferente, cheio de criatividade, de sobriedade e de bom gosto.


Há quanto tempo é que fotografa casamentos?
Fotografo casamentos faz quase 7 anos. Uma loucura, pois nunca pensei em fazê-lo e hoje é uma paixão.

Sempre sonhou ser fotógrafa e, em particular, fotógrafa de casamentos?
Nunca foi um sonho, sempre uma paixão. A fotografia de casamentos veio muito por acaso e nunca pensei que tivesse a força que tem hoje na minha vida. Ainda hoje, não tenho sonhos com a fotografia e o negócio em si. Tenho ambições, vontades e muitos desejos. Tudo tem a ver com o fazer o que mais gosto e tirar muito prazer do trabalho que desenvolvo. Julgo que só assim consigo ser o que sou e oferecer a qualidade que ofereço.


Há algo que a tenha surpreendido neste mundo dos casamentos?
Entrei nesta área meio caída do céu e sem grandes conhecimentos do mercado do casamento. Só sabia que queria oferecer uma lufada de ar fresco nos casamentos e reinventá-los com arte e naturalidade. Assim, apesar de pesquisar um pouco o que se fazia, não fui a fundo conhecer o mercado. E deparei-me com um mundo muito competitivo e com profissionais que fazem de tudo para ganhar mais e mais clientes. Eu entrei super low profile e muito tranquila como sempre fui. Respeito todos, tenho os meus valores e princípios e sou muito clara e honesta. Sempre o fui e sempre serei. Talvez também seja por isso que cheguei onde cheguei e tão acarinhada pelos meus clientes. Entrego-me a cada um com muito empenho, dedicação, como se do meu casamento se tratasse.

Como é que os noivos a costumam abordar pela primeira vez?
Julgo que neste momento, os contactos são feitos 50% via internet, 50% "boca a boca".

Marca alguma reunião antes do casamento para que se conheçam melhor? Costumam fazer sessões fotográficas de noivado?
Marco sempre uma reunião antes e mais até ao dia do casamento se necessário. Acho muito importante conhecermo-nos. A empatia gerada e a cumplicidade fazem com que o dia corra melhor. É sem dúvida muito importante. Só não consigo marcar reuniões com os clientes que vêm de fora de Portugal. Alguns consigo conhecer uns dias antes, mas muitos só por email e telefone. Mas converso tanto, que no dia tudo corre bem.
Se nos solicitarem, sim, fazemos.

Que vantagens é que vê nessas sessões?
As vantagens são conhecermos melhor quem nos fotografa e quem vamos fotografar. E o casal ficar com um registo incrível uns dias antes do grande dia.

E nas sessões depois do casamento, como Trash the Dress?
Igualmente são sessões muito especiais que marcam uma data normalmente. E eu tenho o prazer de vê-los de novo.

Nota muitas diferenças na atitude dos noivos nessas 2 sessões, ou mesmo comparando com o dia do casamento?
No dia do casamento todos estão mais felizes e por isso mais descontraídos, por incrível que pareça. O dia é mágico e mesmo os mais tímidos ficam soltos no dia. Há uma magia no ar que não há nos dias comuns e nos torna a todos mais sensíveis. O prazer de fotografar um casamento não se compara com um Trash the dress num dia comum.


Há alguma dica que queira dar aos noivos?
Se puder dar um conselho, o único, muito sincero que dou, tem a ver com a escolha do fotógrafo. Escolham alguém por quem sintam empatia, conheçam esse fotógrafo pessoalmente, e escolham alguém que vos dê a certeza de conseguir eternizar para sempre um dia único. A fotografia ficará para toda a vida.

Costuma dar sugestões relativamente ao vestido, ao fato, ao bouquet, ao local ou a outros pormenores?
Não dou qualquer sugestão sobre algo que já escolheram. Posso dar a minha opinião e alguma ajuda relativa a qualquer serviço que me perguntem.


No dia do casamento, como faz para conseguir ter tempo para tirar fotos ao noivo e à noiva antes da cerimónia?
Normalmente não faço fotografias do noivo em casa, apenas da noiva. O noivo prefiro registar já no sitio da cerimónia muito mais descontraído, recebendo amigos e família. Ficam sem duvida fotografias muito mais genuínas e criativas. À noiva vamos antes com uma hora marcada e tudo corre lindamente. Não precisamos ficar horas com ela para ter um bom registo, natural e muito intimista. E como somos mulheres tiramos grande vantagem desta situação. Somos mais atentas aos detalhes, mais sensíveis e adoramos tudo o que se refere a uma noiva, claro! E como mulheres podemos estar com ela todo o tempo sem embaraços.

Costuma tirar fotos aos convidados com os noivos? Como faz para que não se torne aborrecido?
Por norma o meu serviço não inclui fotos e pose com convidados. Quando acontece pedirem, claro que não nos recusamos, mas tentamos sempre fazê-lo de uma forma descontraída, aconselhando grupos e não poses individuais sem graça nenhuma. E, como somos sempre duas a fotografar, uma consegue a pose que nos solicitam e a outra a vertente mais descontraída quando ninguém espera. Essas, sim, são as mais apreciadas e que resultam num trabalho bem especial e único.

Há algum ritual nos casamentos de hoje em dia que ache que deveria mudar?
Não sei se é um ritual, mas é uma tradição. A fotografia de pose. Há outras situações que mudaria claro, mas é a minha opinião e o meu gosto. Por isso não casei em Portugal e não tive um casamento nada "típico". Fugi das convenções e do que é "suposto" ser feito.



Qual é a momento que prefere num casamento?
Adoro a cerimónia e quando se encontram pela primeira vez naquele dia. Mas os meus momentos preferidos são a dois. Quando estão connosco na sessão mas são eles mesmos, conseguindo namorar, conversar e trocando olhares apaixonados. É nessa altura que dou mais largas à minha criatividade e quando posso ser mais eu, pensando na fotografia de casamento como arte e como algo único. Nunca faço duas sessões iguais porque não há dois casais iguais. Para quê forçá-los a poses ou a posições iguais para todos?! Nunca entendi esse tipo de fotografia e nunca me daria prazer fotografar algo tão básico e sem desafio. O desafio é que me motiva e surpreender os noivos com fotografias inusitadas e momentos que nunca esperavam que eu estivesse a fotografar. Adoro ultrapassar os meus limites e as expectativas dos meus noivos.

Aconselha os noivos a terem fotografia e vídeo? Que opções é que costuma oferecer?
No nosso atelier só oferecemos fotografia. Contudo tenho um excelente profissional de video que aconselho sempre que me pedem.

Em que formato é que os noivos têm acesso às fotos? Está incluído um álbum? Ficam com as fotos em formato digital e em alta resolução?
Todos os noivos têm acesso às fotografias numa galeria online privada. Em todos os meus packs incluo um álbum e num deles um dvd em alta resolução.


E os convidados? Têm acesso a algum site onde possam escolher as fotos que querem, ou os noivos é que tratam disso?
A galeria online é divulgada aos convidados pelos noivos e podem comprar fotografias directamente a nós.

Qual é a sua opinião acerca do estilo vintage que agora vemos em tantos casamentos e em tantas fotos?
Eu adoro o estilo vintage, as cores, as texturas. E adoro quando alguém marca o seu estilo de uma forma única. Acontece que hoje em dia há uma moda "vintage" e muitos a usam sem contenção. Eu prefiro manter o meu estilo e ter a minha própria marca. Julgo que só assim, acreditando no que faço e no meu próprio estilo, conseguirei oferecer um trabalho intemporal e sempre lindo. Seja hoje, seja daqui a 20 anos.

Se casasse hoje, que tipo de escolhas faria?
As mesmas que fiz quando casei, mas com um vestido Chloé que vi a semana passada. :)
E a escolha foi New York.



Muito obrigada pela simpatia e pela disponibilidade, e muito sucesso profissional!


(e, claro, fiquei mais do que curiosa quanto ao vestido Chloé! ;) )

11 comentários:

Mami ( Sónia ) disse...

Adoro esta fotografa!!!! Acho que ela faz um trabalho fantástico mesmo!!!!

May disse...

Tambem tenho uma enorme admiracao por esta fotografa, e a entrevista esta' fantastica, demonstra a profissional que e'.

S* disse...

Deve ser mágico estar presente no dia mais feliz da vida de alguém.

Kerry disse...

Que intrevista linda, concordo com tudo, o que
fica como recordação para sempre são só as fotos...
Catarina é um grande inspiração!!

Luis disse...

Fotos lindas!! uma grande inspiração. Realmente o mercado competitivo e de lucro desenfreado precisa de fotógrafas assim. Parabéns!!

Catarina Zimbarra disse...

Obrigada pelos vossos comentários. Fico super feliz!
Catarina

Supimpona disse...

Muitos muitos parabéns pela entrevista e pela divertida e romântica como a Catarina vê o casamento. É sem dúvida um trabalho muito importante para quem vive um momento tão importante!

Maria disse...

Tenho acompanhado o trabalho da Catarina Zimbarra através do site e do blog e adoro.
A simplicidade das fotos, a felicidade que está presente e os pormenores são fantásticos.

Não tivesse eu já contratado os fotógrafos antes de conhecer e a opção seria outra...

Parabéns pela entrevista

Heidi Hass disse...

amei as fotos! estou noiva e ao ver seu blog estou tendo uma monte de ideias para o grande dia ! assim que puder me visita e me tb .... ja estou te seguindo ...

bjos
http://chocolatecommoda.blogspot.com/

verniz escarlate disse...

que fotos lindas!!!! adorei.

Ricardo Silva disse...

Se quando a entrevista foi feita a Catarina já era fantástica, agora não há dúvidas de que é a melhor e mais consistente fotógrafa de casamentos em Portugal. Parabéns pela entrevista!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...