12.11.10

os discursos / speeches



É uma pena que não seja tradição em Portugal fazer discursos nos casamentos. É um momento que permite fazer agradecimentos e homenagens, divertir os convidados e fazê-los conhecer melhor a família e os amigos mais chegados dos noivos, fazer declarações de amor e amizade e, em geral, tornar a festa mais íntima.

Na maior parte dos casos, as pessoas que discursam são o noivo, o pai da noiva e o padrinho. No entanto, já assisti a discursos da mãe da noiva, da madrinha e da própria noiva. E em todos os casos foi muito bonito :)

Normalmente este momento acontece após a refeição. No entanto, para evitar que as pessoas estejam muito tempo nervosas e não comam descansadas, uma ideia é optar pelo início da festa.

E claro que não é tarefa fácil preparar um discurso! Não convém ser muito curto nem muito longo, deve ser sentimental e ao mesmo tempo divertido, deve incluir histórias e curiosidades mas que não sejam demasiado íntimas, e deve emocionar os destinatários ao mesmo tempo que desperta o interesse dos convidados.

Quanto ao discurso do vídeo, achei muito bonito e emocionante :)
No entanto, acho que se estivesse no papel da noiva teria ficado bastante atrapalhada e sem saber o que fazer!

E vocês, o que acham de haver discursos nos casamentos?

8 comentários:

S* disse...

Eu gosto da ideia e gostaria de ter no meu... assim como os votos escritos pelos noivos.

CS disse...

Eu acho que sim:) acho bonito, pessoal... eu fiz no casamento de uma grande amiga minha, após da cerimónia civil e antes da refeição. Riram e choraram e dizem que o casamento ficou ainda mais inesquecível.
Este foi o meu discurso: http://omeuchaverde.blogspot.com/2010/08/discurso.html acho que simples e feito do coração. Podia ter o dom da palavra e então teria sido estrondoso :))

teardrop disse...

Eu gosto e como tenciono casar apenas pelo civil, gostava de ter os votos escritos por mim e pelo meu futuro marido. Não sei se ele acha grande ideia, mas eu acho que faz todo o sentido. Também tenho pena que não seja tradição em Portugal, mas podemos sempre ser originais :) Bom tema para debate!
Beijinhos

Turista disse...

Querida HVCA, nós fizemos os dois e só nós, os discursos. Eu fiz o agradecimento, após a cerimónia e meu A. após o corte do bolo. Foram ligeiros, curtos e bem-dispostos, como se quer :)
Beijinhos

Jo disse...

Já me deixou de lágrima ao canto do olho... que lindo :)

Queen of Hearts disse...

Acho muito bonito. Um momento ao mesmo tempo íntimo e a partilhar. :) Gostava de ter feito (especialmente para poder agradecer algumas coisas a determinadas pessoas especiais), mas nesse dia já estava tão emocionada... E o meu M. não é talhado para discursos. :P

Teresa disse...

OlÁ! Eu pedi a um dos padrinhos do noivo que fizesse um discurso após a cerimónia. Foi mto lindo e emocioná-mo-nos imenso!
BJss

Anónimo disse...

AMEI! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...