7.8.10

Os pedidos de casamento


Já falei sobre alguns assuntos delicados, mas este é talvez o mais delicado de todos.
Passamos a vida a assistir a casamentos de familiares e amigos, mas muitas vezes achamos que é algo distante de nós. Assim, quando chega a nossa vez, a sensação pode ser muito estranha, e normalmente exige muita reflexão e muita ponderação.

Mesmo que não haja dúvidas quanto ao futuro da relação e à sua estabilidade, pode ser complicado saber se aquele é o momento certo, por exemplo a nível familiar e a nível profissional. Para complicar ainda mais, às vezes aquele momento em particular parece ser o ideal, mas o problema é que o casamento só poderá acontecer dentro de 1 ano ou mais (na maioria dos casos), para dar tempo a tratar de todos os preparativos. E sabemos lá o que vai acontecer dentro desse tempo!!
Com tudo isso, às vezes vai-se adiando a decisão, e os anos vão passando…

De qualquer forma, quando chega o momento em que ambos se apercebem de que faz sentido dar o passo seguinte, e vão falando sobre isso, chega também a altura do pedido de casamento.

Claro que há casais para os quais não faz sentido haver um pedido, já que a decisão vai sendo tomada pelos dois, ao longo do tempo. Eu percebo perfeitamente este ponto de vista. Neste caso, podem por exemplo trocar presentes simbólicos (e muitas vezes até vão os dois escolher) e que marquem o início dos preparativos.

Mas a verdade é que, mesmo quando os dois decidem em conjunto, muitas vezes a noiva sonha com um pedido formal, e nesse caso eu aconselho os noivos a estarem atentos aos pequenos 'sinais' ;)

Aquilo que, para mim, é extremamente importante, é não adiar o pedido de maneira nenhuma. Se a decisão está tomada, e se pretendem pedir a namorada em casamento, convém que percam a inibição e façam isso o mais depressa possível, para a partir daí começarem a tratar de tudo.
Há muitas pessoas que, assim que começam a pensar em casamento, ficam entusiasmadas e querem obter o máximo de informações, mas ao mesmo tempo inibem-se por ainda não terem tido um pedido formal.

Quanto ao tipo de pedido, é muito importante que tenha a ver com a maneira de ser da noiva. Por exemplo, há pessoas que detestam surpresas, e por isso talvez não reagirão muito bem a algo completamente inesperado. Há outras pessoas que adoram exposição pública, e para essas talvez uma ideia seja por exemplo fazer o pedido a meio de um concerto especial, em pleno palco.
É também importante pensar nos simbolismos da relação, que podem ter a ver com datas, números, locais, objectos, …
É bem provável que a noiva aprecie algo que foi pensado especificamente para ela, por mais simples que seja.

Quanto ao anel de noivado, convém também saber se é algo que a noiva gostasse de ter. Se for, há que pensar nos gostos dela. E pode ser muito especial o noivo tratar de tudo, mas também não há problema nenhum se pedir opinião à mãe da noiva, a uma irmã ou a uma amiga que a conheça bem. Normalmente essas são fontes seguras de informação ;)

E há pessoas que acham que um anel de noivado tem que ter 1 ou mais diamantes, e outras para quem isso não é importante. Convém ter isso em consideração, juntamente com a noção de quanto se pode ou se quer gastar.
Há até pessoas que preferem gastar mais dinheiro no pedido em si (por exemplo, organizando uma viagem) do que propriamente no anel.

Claro que a noiva também pode pedir o noivo em casamento, por exemplo se achar que ele está apenas com receio da reacção dela. Nessas situações, em vez do anel pode oferecer um relógio, uns botões de punho, ou algo que seja particularmente especial.
E há quem diga que a data para a noiva fazer o pedido é o 29 de Fevereiro ;)


A seguir ao pedido há ainda o momento em que se comunica a decisão à família. Se for algo demasiado inesperado para eles, o meu conselho é que contem em privado, e que depois marquem um jantar com toda a gente junta. Se acharem que não há problema nenhum, então podem comunicar nesse mesmo jantar, e decerto que vai ser algo especial para toda a gente.


Vocês tiveram (ou fizeram) pedido de casamento?
Como foi?

15 comentários:

Rita? disse...

Olá

Tens um desafio e selo no meu blog.

Espero que gostes e que aceites.

Bjinhos

Kika disse...

O meu anel é perfeito para mim!
Quanto ao pedido, pessoalmente não sou grande fã de surpresas. Então ele optou por um pedido caseiro, só entre nós, com um romantismo especial e à maneira dele. Às vezes penso que teria sido giro que ele o tivesse feito num concerto ou em Paris ou assim.. Mas depois lembro-me que, antes do pedido, sempre que imaginava uma cena do género comigo morria de medo :)

Fios de Vida disse...

O pedido foi para mim uma verdadeira surpresa mas apenas entre nós e no mesmo sitio onde nos encontrámos pela primeira vez sozinhos. Foi lindo, lindo! Não poderia ter pensado em melhor sitio ou com mais significado:-) Adorei! E o anel também:-)

E? disse...

Obrigada pelo desafio, Caucau :)
Vou tentar responder!


Kika, para eles também não deve ser nada fácil decidir o que fazer! ;p Tem que ser especial, mas ao mesmo tempo não pode provocar essa tal reacção de medo! Não lhes invejo a sorte, não! lol


beijinhos

E? disse...

Fios de Vida, essas recordações devem ser mesmo muito boas :)
Nada como pensar em algo com significado...

beijinhos

Queen of Hearts disse...

O meu pedido aconteceu à meia-noite do dia 1 de Janeiro de 2008. :) Foi feito a sós, embora estivéssemos numa festa. À meia-noite ele puxou-me para um lugar mais reservado e, sem que eu estivesse à espera ou fizesse a mais pálida ideia,... popped the question. :))) Com direito a anel, mas sem 'discurso introdutório', que foi substituído por lágrimas e um abraço gigante. Às vezes não são precisas palavras... E foi um momento que certamente nunca irei esquecer!

E? disse...

Que lindo, QoH :)

beijinho

Dona Ju disse...

Depois da Missa do dia de Finalistas, estava a reunir a familia que estava a ver a missa. Ele entrega uma outra fita, para além da que tinha na pasta dizendo "Não é uma caixinha mas aceitas casar comigo?" e tinha o anel lá preso =D
Chorei chorei e chorei ninguem sabia nem mesmo os pais dele, nem os meus e pronto =)
Foi um dia que nunca esquecerei ;)

E? disse...

Fantástico ;)
E, já agora, muitos parabéns pelo noivado!

Ana Almeida disse...

O meu namorado vai casar comigo em segundas núpcias. Por isso, a nossa cerimónia vai ser pelo civil. No entanto, o pedido formal de casamento foi feito em plena praça de São Pedro no Vaticano... No dia do meu aniversário : )Foi engraçado porque ele tinha planeado fazê-lo na fonte trevi mas era o nosso último dia em Roma e já não tínhamos pernas nem pés para voltar lá uma última vez...

Anónimo disse...

Olá o meu pedido de casamento foi girissimo foi muito descontraído e num ambiente familiar , num dos tantos jantares que realizamos... a parte melhor foi que o meu noivo ;) a determinada altura dirigiu-se a mim em tom baixo; note-se que estava á minha frente na mesa, "queres casar comigo?" e eu; " sim claro :)" e dei uma garfada no jantar lool!!!

Quando disse isto ele levantou-se e sacou do meu anel de noivadoooo que é lindoooo e tem tudo a ver comigo!!!

Foi mesmo uma surpresa, e nem me estava a aperceber-me bem do pedido, até ver o anel confesso... foi mágico!

E principalmente porque as pessoas mais importantes estavam presentes!

De seguida tivemos um discurso do meu pai, que foi igualmente bonito,como o meu anel de noivado...

Apesar de ser em casa em ambiente descontraído adorei :)

Beijinhos,
JM

E? disse...

Que bonito :)

Anónimo disse...

Eu tive direito a pedido :)
O maridinho tinha preparado o momento ideal mas por receio de o anel nao servir e ter de ser trocado, teve de adiantar o pedido. Entao, acabamos de entrar no carro e ele manda-me abrir o guarda-luvas sem mais nem menos. Eu abro e vejo um belo de um saquinho... fiquei logo a tremer. Deparo-me entao com um homem emocionado, de voz trémula, que me dirige as palavras magicas :) E o anel... ja era meu conhecido! Ja o tinha gabado numa montra e ele fixou :) Foi um momento lindoooo! Inesquecivel! às vezes o meu "homem", que é muito reservado, prepara-me destas e eu até fico gaga!
Beijinhos
B.

E? disse...

Oh ;)
São gestos assim que emocionam verdadeiramente :)

... e que reflectem na perfeição o que une um casal

beiijinhos e muitas felicidades

Mary disse...

Gostei muito do post :) beijinho*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...