21.7.10

O que vestir e o que não vestir num casamento

(ou, por outras palavras, "como estar sempre bem num casamento")


Quando não há nenhum "dress code", os homens ficam sempre bem com um fato escuro de um bom tecido e com uma gravata, de preferência a combinar com a roupa de quem os acompanha, ou pelo menos a não destoar.

Se for especificado que é uma festa nocturna de "black tie", então devem usar o chamado "smoking". É por natureza uma festa mais formal, e devemos apresentar-nos de forma extremamente cuidada. As mulheres devem usar um vestido de gala, comprido.

Se, pelo contrário, a festa for de manhã e tiver sido mencionado que o noivo vai usar fraque e que todos os outros homens o podem/devem fazer, então sugiro que sigam as regras estipuladas. O fraque pode ser comprado ou até mesmo alugado.

Se a festa for informal (muitas vezes numa casa particular, num jardim ou numa praia), e se tiverem conhecimento de que o noivo não vai usar fato, então podem usar algo mais descontraído.

A não ser que os noivos refiram que os convidados podem ou devem vestir ganga (jeans), eu confesso que não gosto de ver esse tipo de tecido num casamento. Há tantos tipos de calças confortáveis, que não vejo motivo para usar umas calças de ganga. E com isto refiro-me a pessoas de todas as idades! Uma criança ou um adolescente pode perfeitamente levar umas calças clássicas e uma camisa, mesmo que não leve fato nem gravata. E, claro, por um dia deve-se também abdicar das sapatilhas (ténis) e usar uns sapatos. Claro que há quem fale no dinheiro que custa tudo isto, mas a verdade é que já vi convidados com calças de ganga, camisa (ou mesmo t-shirt) e sapatilhas novinhas em folha. Sim, isso pode ser usado no dia-a-dia, mas uma roupa mais formal é também algo que terá sempre utilidade. E, a meu ver, mostra respeito pelos noivos.


Quanto às mulheres, exceptuando os casos que já referi em que a festa é de noite e formal, se usarem um vestido pelo joelho (ou ligeiramente abaixo), de um tecido nobre, estarão sempre bem. Em posts recentes tenho colocado algumas sugestões de vestidos e de looks que acho bonitos e apropriados.
Um fato bonito de saia e casaco também pode ficar bem, assim como uma saia e um top ou uma blusa. Umas calças bonitas e de um bom tecido também podem ser adequadas, e sei que há pessoas que não conseguem usar saias ou vestidos. Nos casos em que não se usa vestido, convém ter um cuidado redobrado para que o look não pareça informal e não se assemelhe a algo que é usado no dia-a-dia.

Normalmente só se usa vestidos compridos nas festas que começam ao final da tarde ou de noite. Nestes casos, é perfeitamente possível usar brilhos e uma maquilhagem mais forte.

Eu confesso que acho que em 99% das vezes um vestido favorece quem o veste. É uma peça extremamente feminina e capaz de transformar completamente um visual. Claro que para a escolha do vestido é essencial ter em conta o formato do corpo, mas há tantos modelos diferentes que raramente alguém poderá dizer que não há nenhum vestido adequado a si!

Relativamente às cores, praticamente todas são bem-vindas. Não é aconselhável usar um look todo preto nem um todo branco (especialmente se o vestido puder ser confundido com um de noiva) mas, no caso de termos um vestido preto ou branco, podemos encontrar acessórios coloridos ou até colocar alguma aplicação no próprio vestido.
Se formos madrinhas ou mães, acho que devemos conversar com os noivos antes de decidirmos o que usar. Eles podem ter alguma sugestão a dar, ou podem até querer conjugar cores ou modelos dos vestidos.

Quanto aos acessórios, acho essencial usar uns sapatos ou umas sandálias de festa (de preferência altos) e uma clutch (de tamanho relativamente pequeno). Sinceramente, não gosto de ver malas ao ombro.
Depois, dependendo do tipo de roupa, podemos optar por uns brincos, um colar bonito (jóias, de preferência), um acessório de cabelo, um chapéu (nas festas diurnas), uma pregadeira, uma pulseira, um anel, …
Nas pernas, gosto imenso de ver collants da cor da pele, independentemente da época do ano, porque acho que ficam bem mais elegantes e formais do que, por exemplo, uns pretos. No Verão, se usarmos sandálias, os collants podem ter a 'ponta invisível' ou mesmo 'não ter ponta'. No Inverno, há pessoas que sentem frio com collants que não sejam opacos, mas a verdade é que é só um dia e, para além disso, o tempo em que estamos no exterior é normalmente muito pouco.

Por falar em casamentos no Inverno, acho que devemos ter as mesmas preocupações que nos casamentos de Verão. Se usarmos um casaco comprido, este deve combinar com o resto da roupa, e deve ser também elegante e de um bom tecido.
E, sinceramente, acho que não devemos ter medo de vestir cores vivas! Tenho visto casamentos de Inverno em que, olhando para os convidados, as cores que saltam à vista são o preto e o cinzento! Já não basta o tempo em si estar mais escuro e o número de horas de luz estar reduzido?

Por último, gostaria de falar de um aspecto mais prático. Depois de umas horas a usar saltos altos, muitas pessoas ficam cheias de dores. Aquilo que eu sugiro neste caso é que tenham uns sapatos (também bonitos e também formais) de prevenção. Podem ser igualmente altos, porque o importante é calçar algo diferente, com uma outra forma. Isso é suficiente para aliviar as dores e o cansaço.
Já vi pessoas levarem uns chinelos (até de quarto!), e sinceramente acho que fica muito mal. Muitas vezes dizem que trocam assim que passar a hora das fotografias. Mas a festa é (ou deve ser) o que é independemente de estar lá alguém a registar em fotos ou em vídeo! O importante é o que se vive naquele dia, e as fotos são apenas um testemunho e uma recordação daquilo que aconteceu, e não algo forçado só para ficar bonito nas imagens.

Claro que há casamentos em que os próprios noivos oferecem, por exemplo, umas havaianas para usar no próprio dia. Nesse caso não ficará mal usá-las, até porque quem define as regras do casamento (ou o nível de formalidade) são os noivos.

Quanto aos profissionais que trabalham em casamentos, a roupa deve ser prática mas elegante, de modo a não destoar do ambiente formal. As cores devem ser sóbrias e o preto é permitido. No caso das mulheres, podem perfeitamente usar uns sapatos rasos, sobretudo se tiverem que andar muito (como é o caso dos fotógrafos), e normalmente podem usar uns acessórios discretos. Podem ver alguns exemplos de vestidos e de sapatos neste post.
As empresas de catering, por sua vez, têm normalmente uma indumentária própria e regras muito específicas quanto ao uso de acessórios, que têm mesmo que ser cumpridas.


O que é que vocês não gostam de ver num casamento?

25 comentários:

Unknown disse...

Odeio ver alguém de calça jeans, tb não aprecio a idéia de ver homens sem terno e gravata. Com relação as moças, sou adepta dos vestidos longos para casamento noturno e de dia um vestido até o joelho fica bem.
bjs...
Bia.

Anónimo disse...

Odeio mesmo calças de ganga num casamento, acho a mais incrivel falta de chá e até mesmo de respeito para com os noivos, parece que vão ao café... Tive uma familia dessas no meu (pai e filhos de ganga)...sem palavras!
Também odeio as malas grandes, destoam completamente do look que se deve ter num casamento e depois ficam mesmo mal na foto!! (tb tive duas ou três convidadas assim, acreditem fica mesmo mal na foto).
Apesar de dizerem que hoje em dia já podem ir de preto ou branco, que as regras já mudaram e tal, continuo a achar muito triste convidadas vestidas todasssss de preto ou então de branco se bem que é mais raro ver convidadas de branco, mas o preto minha nossa que obsessão!!!! Falando novamente no meu caso vi por lá 3 ou 4 convidadas de preto, para além de ser muito pouco recomendável é monotono e elas acabam por passar completamente despercebidas, acreditem mais tarde nem conseguimos recordar o corte/feitio da roupa, só da cor!
Concordo contigo, já basta a tristeza do Inverno, não escureçam o dia com roupas tristonhas e enfadonhas please!

Anónimo disse...

É bem terrível mesmo quando vemos alguém de jeans no meio de um casamento.
Lementável hehe
~Beijinhos

Anónimo disse...

Chegou mesmo em boa hora esse post :p Vou ter um casamento e tenho de confessar que desta vez estava a pensar apostar num look com um vestido classico pelo joelho preto e sapatos pretos... será que não basta meter um colar com muitas cores? :P

E? disse...

Olá!

Acho que o colar colorido (e grande) é uma boa ideia, mas eu apostaria também nuns sapatos que não fossem pretos, e talvez numa pulseira.

A Pedra Dura e a Casa Batalha têm coisas muito muito giras!

beijinhos

Anónimo disse...

Obrigada ;)

Queen of Hearts disse...

Concordo com quase tudo! Acho que resumiste na perfeição a etiqueta e também aquilo que fica bem! :)

Só não sou muito "fundamentalista" na questão dos collants no Verão (eu própria casei sem collants e vou a cerimónias sem collants se já estiver bronzeadita :P), e na questão da gravata a combinar com a toilette da senhora - não sou a maior fã, mas também não detesto.

O que detesto, isso sim, é ver jeans, ténis, e pessoas mal arranjadas no geral. Não é preciso gastar-se muito para se vestir bem e com gosto. Às vezes basta mesmo repetir uma toilette anterior! Mesmo em casamentos informais ou na praia, não gosto! Acho que para um homem fica muito bem, nessas ocasioes, um fato ou só calça de linho, por exemplo, com uma camisa branca. Para senhora seria apologista de um vestido menos cerimonioso, mais casual, por exemplo. :)
Beijinhos!

E? disse...

Percebo o teu ponto de vista, QoH.
Quanto à gravata, para mim não precisa de ser da mesma cor; basta que não destoe e não pareça que o casal se encontrou por acaso na festa.

Ah! E esqueci-me de mencionar os leggings. Tenho visto algumas convidadas usarem, e sinceramente não acho adequado.


beijinhos

V. disse...

Sou mais uma a detestar ver ganga num casamento e em eventos em geral.
Acho que o pessoal confunde muitas vezes conforto ou informalidade com falta de vontade para se arranjar.

nat. disse...

Olá,

Não me "batam" mas não concordo com o não utilizar de calças de ganga...
No meu casamento, pedimos aos convidados para ytilizarem "traje informal" ou seja, se decidissem ir de fato, tudo bem, mas se fossem de jeans, tudo bem na mesma...

Concordo com vocês que fica tudo muito mais alinhadinho de fatinho e vestidinho... mas prefiro ver as pessoas de jeans do que estarem de fato e não se entirem confortaveis para nada...

Mas lá está... são opiniões :) E gosto muito de ver as fotos do meu casamento :)

E? disse...

Olá nat,

Aquilo que eu disse refere-se aos casamentos em geral. Se os noivos referirem que o traje é informal e que não se importam minimamente com o uso de calças de ganga, ou até que é para vestir uma roupa de época ou associada a um tema, tudo bem. Os noivos é que definem o tipo de festa que querem!

Nos casamentos em que isso não é especificado, acho mesmo que não se deve usar ganga. Há peças de roupa igualmente confortáveis noutros tecidos mais 'nobres' e, na minha opinião, a roupa deve-se adequar à ocasião. Há momentos para tudo.

beijinhos

Lions of Brush by Gabriela Santos disse...

Olá!

Gostaria de deixar uma dica...

Por que não um vestido personalizado, com uma pintura exclusiva, para que sejamos o alvo das atenções? (a seguir aos noivos, é claro:P)

Usei um vestido vermelho, longo e com uma pintura na cauda, feita por mim... Todos gostaram:)

Se quiserem, visitem o meu blog para ver algumas fotos de trabalhos que já fiz.

Assim que possível, introduzirei a foto do tal vestido vermelho. Mas a carteira que usei com o vestido já está disponível, integralmente feita por mim...

Aceitam-se encomendas pra arrasar de forma única! eheh :P

Gabriela Santos

Anónimo disse...

eu axo completamente ridiculo essas formalidades todas so p um dia...cada um vai como quer e acima de tudo como pode.eu por exemplo n ia gastar dinheiro num vestido que nunca mais iria usar na vida so pk ficava bem...e o meu pai como é mt baixinho fica completamente ridiculo de fato e lá está n iria mais usa-lo...por isso isso da etiqueta é mt bonito na teoria e c as "tias" que vão a mts festas e afins...s os noivos me exigissem algum traje o mais certo era n ir ao casamento...as pessoas vao pelos noivos, p mostrar o seu afecto por estes n para serem vistas nem verem.é o mal do povo português vive mt de aparencias.Mas isto é a minha opiniao, n critico a vca só n concordo c tt futilidade.

E? disse...

Concordo que cada um deve ir como quer e como pode. No entanto, normalmente adequamos a nossa forma de vestir às situações do dia-a-dia. Geralmente não vamos a uma entrevista de emprego da mesmo forma que vamos a um piquenique, por exemplo.

Quanto ao fato não ficar bem, claro que não conheço o seu pai e portanto não posso dar a minha opinião, mas nunca conheci nenhum homem, independentemente da altura, que ficasse mal de fato.
Além disso, quase todos os homens têm na vida mais do que 1 situação para usar um fato, pelo que é algo útil de ter, na minha opinião.

Por último, relativamente ao povo português viver de aparências, quero dizer que estas "regras" associadas aos casamentos são válias para todo o mundo.

Mas claro que são apenas "orientações", e que, como é óbvio, cada pessoa se veste como acha melhor.

Mary disse...

Post super completo, parabéns!

Mary disse...

A parte mais engraçada dos casamentos é ver os modelitos rídiculos que por ali passam, mulheres em particular. Já vi uma com um vestido todo branco aos folhos que se confundia com a noiva.. outra com um vestido tipo noiva, mas todo vermelho... vestidos hipercurtos em que nem se podiam baixar senão... ou o mesmo para o decote, em que só me ocorre uma palavra quando vejo essas pessoas...

Outra coisa que não gosto é mal passa a parte da igreja o pessoal mudar de roupa para calções e tshirt ou afins. Mas usam a roupa só para uma hora? por favor...

Outra é a qual me vou deparar,...se me casar será pelo civil e agora tenho um casamento civil próximo, de familia, e ao comprar os vestidos, as mulheres da familia nao estão mt preocupadas pois dizem "ó, nem sequer é na igreja"...quase que dizem que pode ser qualquer coisa...Ainda há mt tabu nos casamentos civis, como se aquilo fosse uma "saída de café", com um papel à mistura.. o português tem de abrir mais os horizontes...

E? disse...

Obrigada pelos comentários :)
Tens toda a razão quando falas da reacção das pessoas aos casamentos pelo civil. O que podes tentar fazer é dar logo uma ideia do tipo de casamento que vai ser através tipo de convite, e possivelmente conversar um pouco com as pessoas acerca das vossas escolhas e do tipo de festa quando fores a casa delas.

Mary disse...

É um pouco complicado. A minha prima sempre me disse para irmos como quisermos ao casamento dela, quer é que estejamos lá, mas eu concordo contigo (passo a informalidade) e com a maioria dos comentários, é um dia diferente, um dia festivo, um dia que ficará marcado para os noivos, porque não arranjarmo-nos para tal?

Eu gostaria que os meus convidados pensassem assim sem ter de lhes dizerem directamente, sinceramente ver um adulto de tshirt e jeans faz-mepensar que ele se está a "marimbar" para o evento.

Eu já tive esta discussão algumas vezes com certas pessoas (o meu namorado pensa que todos devem ir como querem, interessa é que lá estejam), mas acho que passa tudo pelo respeito. Podes estar num local e não quereres lá estar e a tua psotura e o que vestes podem transmitir isso. não comunicamos apenas verbalmente..

Se uma pessoa usa coisas diferentes para ir à praia, ir para o trabalho, ir a uma entrevista de emprego, ir à missa (há pessoas que ainda se vestme melhor ao domingo!), e inclusivé se casarmos, porque não usar a mesma lógica no casamento de outrém?... não é um dia comum!

Sissi disse...

Eu não sou muito esquisita em relação a essas coisas dos casamentos, acho que as pessoas devem ir essencialmente adequadas à situação, como já foi mencionado em comentários anteriores.
Se um casamento é mais "chique" será de vestir algo adequado.
O meu casamento foi numa quinta e foi pelo civil, tudo feito na quinta. Eu própria disse às pessoas que era um casamento mais informal, que as pessoas podiam ir um pouco mais à vontade" porque como já viviamos juntos, foi apenas uma celebração, um convivio com familiares e amigos, mesmo estando nós vestidos de noivos.
Ah eu sinceramente acho que pior do que as calças de ganga são aquelas com bolsos de lado super largas e tal ahahahah
Relativamente às cores, acho o branco integral desapropriado visto estar o branco destinado à noiva (se bem que nem sempre hehe) já o preto sinceramente não vejo mal nenhum. As malas também não me faz confusão serem maiores, desde que não levem um saco de praia tudo bem lol há sempre a possibilidade de não tirar a foto com mala.
Nessas coisas sou muito descontraída, mas também concordo que tudo depende do tipo de casamento a que se vai.

E? disse...

Obrigada pelo teu comentário, Sissi :)

beijinhos

Maria Silva disse...

Só irei contrariar um facto, mas tudo depende das escolhas!
Há calças de gangas bem apresentáveis para ir a um casamento e tudo depende da conjugação da restante indumentária!
Dou um simples exemplo que é o caso do meu marido, que detesta fatos, gravatas, calças de tecidos e afins e não se casou de fato :)

Foi a casamentos com calças de ganga e bem apresentável, melhor do que certos convidados que foram de calças de tecido com pregas, com camisa de cor lisa, com os botões abertos para veremos o fio de ouro!

Portanto é preciso saber vestir, independentemente se o casamento é no Norte ou Sul e que têm certas diferenças no tipo de indumentária que utilizam em cada canto do País!

Num casamento uma convidada levava um bom vestido, mas os sapatos e a pochete nada tinham a ver e para completar com meias opacas pretas!!!

Por isso é que digo que a mentalidade da maioria dos Portugueses é muito vaza! Não sabem escolher, pois por vezes nem conhecem bem os noivos! Não há um meio termo, ou vestem mal, ou vestem demasiado bem em relação à noiva que ia muito simples!

Por isso é que as opiniões divergem neste sentido!
Para que tudo isto funcionasse bem, deveria haver bom senso e infelizmente não há!



E? disse...

Obrigada pelo comentário, Maria.
No blog, vou tentando dar dicas de looks de festa, e o objectivo é mesmo inspirar e ajudar a conhecer o que está disponível em determinado momento.

beijinhos

lili disse...

no ultimo casamento que fui ... o que me chocou???
foi casamento e batizado ao mesmo tempo
e a madrinha do miudo tinha um vestido igual mas mesmo igual ao da noiva so que era vermelho ...
e outra coisa que achei de mto mau gosto foi uma senhora ter ido de vestido Branco com o pretexto que festejava anos de casada nesse dia ... nao sei axei pessimo ..

E? disse...

Obrigada pelo comentário, lili :)
Entendo perfeitamente a tua perspectiva.

Se o vestido da noiva for "típico", ou seja, se se perceber que é de facto um vestido de noiva, concordo que é de mau tom a madrinha do filho ter um igual numa outra cor. No entanto, se a noiva usar um vestido que mais pareça um vestido de festa, a madrinha pode não ter assim tanta culpa. Nesses casos, é sempre bom haver uma conversa prévia entre os noivos e as pessoas mais próximas para que esse tipo de situações sejam evitadas.

Quanto à senhora de vestido branco, realmente o motivo é estranho. De qualquer forma, se tiver conversado previamente com os noivos e eles tiverem concordado, não vejo problema.

beijinhos

AnaIC disse...

Bem, eu andava a cuscar indumentárias para o baptizado da minha bebé, que será também o meu casamento, quando me deparei com este blog, que tem conselhos super úteis para quem vai estar presente nestes acontecimentos. Sou da opinião que não é necessário gastar muito para estarmos apresentáveis, principalmente nos tempos que correm e que se forem seguidas as regras básicas que foram mencionadas tudo se torna mais fácil! Um bom corte, num tecido bom,assim como a confiança de que aquela roupa se adequa ao nosso corpo e personalidade,faz maravilhas! E ter presente uma regra de ouro: a simplicidade é sinónimo de elegância e de educação! Nunca tentar ofuscar os noivos ou os pais da criança (parece pedante, digo eu!). Evitar mostrar muita pele, principalmente nas igrejas! Enfim, o básico da sensibilidade e bom senso!Quanto aos cavalheiros, independentemente da estatura, compleição física ou idade, saibam que a maioria das senhoras ADORA ver um homem de fato, principalmente se é roupa que ele nunca veste!
Ainda bem que a autora se lembrou destas recomendações, por certo úteis a muita gente!
Beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...