19.6.10

Cidades para viver em família


Eu queria que este post fosse interactivo e que tivesse como objectivo mostrar experiências e ajudar quem lê na hora de escolher uma cidade para viver em família, pressupondo a vontade de ter filhos.

Claro que é um tema muito subjectivo, mas a verdade é que há opiniões generalizadas sobre determinadas cidades...

- Por exemplo, em Portugal:


Porto - É uma cidade bastante calma, com baixo índice de criminalidade, com razoável oferta cultural, com imensas opções em termos de escolas, com parques e outras zonas verdes, com praia e campo, com transportes públicos (que estão a melhorar) e com vários hospitais. No centro da cidade as casas são bastante caras, mas na periferia e em cidades do Grande Porto (que ficam muito perto do centro) os preços são mais acessíveis e é possível encontrar boas casas. Acho um bom local para formar família :)

Coimbra - É uma cidade pequena e muito muito calma, mas tem infra-estruturas suficientes para responder às necessidades do dia-a-dia: hospitais, escolas (em geral, muito boas), lojas, locais de lazer. O nível académico e cultural é muito bom e há um razoável número de actividades disponíveis. Costumo ver lá imensas famílias com filhos pequenos, e parecem-me felizes. E fica bastante perto da praia, e não muito longe do Porto ou de Lisboa.

Lisboa (e Grande Lisboa) - Tem tudo o que eu considero importante para uma boa qualidade de vida, e tem bastante oferta cultural. Apesar do trânsito poder ser caótico, a rede de transportes públicos é bastante boa. O índice de criminalidade é mais alto  do que nas outras cidades que referi, mas acho que isso é normal tendo em conta o tamanho da cidade. Tem zonas muito boas para viver em família. Eu, pelo menos, não me importaria de lá viver com filhos pequenos.

Fico à espera dos vossos testemunhos relativamente a outras cidades :)


Em Espanha:

Barcelona - Parece-me uma cidade excelente para viver. Claro que o mais provável seria termos que aprender catalão, mas acho que é um "mal" menor. É uma cidade grande mas com espaços de todo o tipo e para todo o tipo de gostos, e tem um clima que eu acho fantástico. Em termos culturais e de educação é também muito boa.


No Reino Unido:

Cambridge - É uma cidade pequenina, sem grande agitação, mas com as infra-estruturas básicas e bastante qualidade de vida. Lá é possível encontrar casas com boas áreas cobertas e com jardim, e é possível encontrar boas escolas. E está muito perto de Londres, para o caso de apetecer mais movimento de vez em quando.

Londres - É uma cidade fantástica, mas para jovens. Não aconselho viver lá com filhos pequenos. Os infantários são caríssimos (às vezes, vai um ordenado inteiro para os pagar) e as casas também. E o trânsito é bastante caótico. Claro que é possível usar a fantástica rede de transportes públicos, mas não me parece o ideal para se fazer com um carrinho de bebé pela mão. E também é possível viver na periferia, onde as casas são mais baratas e os espaços são mais verdes, mas a distância para o trabalho (caso seja no centro da cidade) pode ser incomportável.


Na Noruega:

Oslo - É uma cidade com um tamanho excelente, com imensa qualidade de vida, com muitos espaços verdes, com actividades culturais e com boas escolas. Parece-me muito boa para viver em família. O único problema, para mim, é o clima e as horas de luz. Não sei se seria capaz de viver com tanto frio e tão pouco sol em determinados meses do ano.


No Brasil:

Florianópolis e Brasília parecem-me duas cidades muito boas para viver com filhos pequenos, mas espero pelas vossas sugestões/experiências acerca destes e de outros locais.

12 comentários:

john disse...

Eu tenho de dizer Bragança :) sitio calmo, com muitos espaços verdes e muita oferta cultural (ao contrário daquilo que se pensa) e um nível de criminalidade muitooo baixo!
Beijinhos!

john

Marta T. disse...

Bem eu sempre sonhei com Leiria, mas neste momento a minha vida passa pelo Porto, e tirando o preço das casas todo o resto é muito acessível, eu estou adorar estar por cá.
Beijinhos

Mami ( Sónia ) disse...

Eu moro na Maia, mas sou de Viseu mas adorava criar lá a minha filha, é uma cidade que já tem tudo é calma, é bonita, tem muita história, parques bons para passear e boas faculdades!!! Isto já a pensar no futuro :)
Beijinhos

E? disse...

Por acaso tenho a ideia que essas 3 cidades (Bragança, Leiria e Viseu) evoluíram imenso nos últimos anos.
Bragança é a conheço pior, mas espero ter a oportunidade de mudar isso num futuro próximo :)

cvcsvg disse...

Eu puxo mais para o Sul. Sou de Lisboa, mas mudei- me para Moura por causa dos meus miudos! E não me arrependo nada! Cidades pequenina.. à noitinha muito segura, pegamos na bicicleta e vamos passear, só eu e eles! Te creche, grande e boa, boas escolas e jardins de infancia, piscinas, desportos para os mais pequenos! Gosto, e recomendo!

E? disse...

Eu gosto muito de Moura, e acho que me daria muito bem a viver no Alentejo :)

Como é que é em termos de "hipóteses" profissionais?

Miss Star Pink disse...

Já sabes a minha opinião sobre qual uma das melhores cidades portuguesas para se viver. Aquela que fica à beira mar plantada, aquela que eu adoro. :)

Beijoca

V. disse...

Se estivesse à vontade para escolher uma cidade escolheria Viseu, Braga ou eventualmente Viana do Castelo. Mas... por razões profissionais muito dificilmente vamos sair vez de Lx. O máximo que nos poderemos afastar e ao mesmo tempo continuarmos no "activo" será Santarém, é uma hipótese real.

cvcsvg disse...

Em termos profissionais não é do melhor.. ou uma pessoa "arrisca" em algo que faça falta lá, ou tem sorte de conseguir emprego na area que deseja, ou, como eu, tem que fazer todos os dias 55 km para trabalhar e depois mais 55 para voltara casa!
Mas mesmo assim.. antes da 18h já estou em casa com os putos!!

Me 2.0 disse...

Eu sou de CAscais...e apesar d enão ser cidade, posso dizer-te que é perfeito para uma familia...tem tudo à sua escala, bons colegios, boas infraestruturas, culturalmente tem diversidade mas estás a 15 min de Lisboa, tens praia, campo e muitooooooooo tranquilo...eu moro nos arredores e por vezes ainda vou despejar o lixo e deixo a chave na porta....

E? disse...

Obrigada pela resposta, Eu.
Esse aspecto menos positivo até pode tornar-se quase irrelevante perante todas as vantagens que tem morar onde tu moras. É tudo uma questão das prioridades de cada família. E também por isso é que é bom conhecer todos os aspectos.

Vee, é mesmo verdade que as questões profissionais podem condicionar a escolha da cidade. Mas viver em Lisboa (ou arredores) deve ser, a meu ver, bem melhor do que viver noutras grandes cidades da Europa.

MSP, ainda não pus de lado a hipótese de lá viver!


beijinhos

E? disse...

Carrie, obrigada pelo testemunho :)
Não me parece mau viver aí, não!! :)

beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...