22.4.10

Metros do mundo


Ainda conheço muito poucos países, mas já tive oportunidade para experimentar os sistemas de metro de várias cidades. E a verdade é que podem variar mesmo muito! E, para além disso, acho que às vezes alteram a ideia que tínhamos/temos das cidades.

O que é que vocês acham dos metros que já experimentaram?

8 comentários:

john disse...

Um dos mais complexos que experimentei foi o de Paris, e ficou surpreendida pela positiva! Muito bem organizado, nao me perdi! :)

PS: hoje de tarde fui comprar o verniz que pusest no outro post, nao resisti! A cor é tao gira!

john

E? disse...

Também achei o metro de Paris bem organizado, e acima de tudo rápido e eficiente, mas fiquei desiludida com o estado de conservação, para ser sincera...


Quanto ao verniz, fico contente por ter dado uma boa sugestão :)
Depois mostra o resultado!

Julie disse...

O melhor Metro que já experimentei foi o de Paris. À partida pode parecer complicado, mas depois revela-se mais simples e acima de tudo muito bem organizado, e eficaz.

Beijinhos

Unknown disse...

Só experimentei o de Portugal, Londres e N.Y e em termos de higiene o nosso é de longe o melhor. Os outros são muito organizados, mas o de N.Y até ratos tinha! Bj:-)

Clara disse...

O de Paris e Londres foram de longe os melhores. O de Madrid, embora diferente é parecido com o português. Já o do Porto (e como portuense que sou) é horrível. O sistema de validação dos bilhetes é confuso, assim como as zonas (não correspondem às do serviço de autocarros). Acho que o Metro do Porto deveria acolher o exemplo de Londres ou Paris, já que é uma cidade mt voltada para o turismo europeu... Ah! E como o metro do Porto é mt confuso, dói ver os fiscais a multarem os turistas!!!

E? disse...

Clara, nem imaginas como concordo contigo relativamente ao metro do Porto! É talvez o mais bonito (em termos de estações, paisagens, comboios) dos que já experimentei, mas está muito mal sinalizado e tem um sistema de bilhetes muito mau. Eu já estive para ser multada (uns 90 euros) e foi horrível, porque achava que estava a agir correctamente.
Ele deviam perder algum tempo e dinheiro a colocar avisos e explicações.

Rita, nos metros mais antigos acho que é complicado evitar os ratos. Em Londres, por exemplo, isso já faz parte da 'história' da cidade: os ratos evoluíram por selecção natural, de modo a ficarem da cor das linhas de metro ;p

Queen of Hearts disse...

Porto - honestamente, não gosto. As estações realmente são agradáveis, não há dúvida. Mas a sinalização é péssima e o sistema dos bilhetes... arrgghhhh. Estpu completamente de acordo convosco.

Paris - até hoje, o que mais gostei. Acho fácil de perceber, muito bem organizado, chega a todo o lado. Nota 10. :)

Londres - não andei muito, mas do que vi em dia e meio gostei bastante. Também achei muito bem organizado.

NY - um bocado confuso à primeira vista, para quem não for atento à coisa do downtown e uptown. Às tantas quem quer ir à Estátua da Liberdade vai parar ao Bronx. Eu por acaso já ia avisada, e correu muito bem. Depois tem aquela coisa de as linhas local passarem a express sem pré-aviso, e temos de estar sempre atentos à voz que faz os anúncios, caso contrário o metro passa a parar só de x em x estações e é uma chatice. De resto muito bom.

Lisboa - mediano.

São Petersburgo - muito bonitas as estações, muita arte no metro, e mais ou menos funcional.

Não me lembro de momento de mais nenhum... Mas uma das coisas que realmente aprecio nos metros é a variedade de espectáculos que podemos lá apreciar. Por norma, adoro os "músicos de metro"! Então em S. Petersburgo, tive oportunidade de ouvir uma senhora a cantar (canto lírico)... de arrepiar!

Atena disse...

Adoro o metro Londrino, adorei a experiencia, parece completamente diferente, as pessoas, o civismo, etc.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...