14.3.10

o vídeo de casamento


Há muitas pessoas que não querem ter vídeo de casamento. Dizem que as fotos são suficientes, ou que não se sentem à vontade com alguém a filmar, ou que fica caro, …
E todos esses motivos são válidos.
No entanto, eu confesso que para mim o vídeo é imprescindível, e até já expliquei os motivos aqui.

Mas a verdade é que há vídeos e vídeos, e é sobre isso que eu quero falar.
Eu gosto de um vídeo que resuma o que se passou ao longo do dia do casamento, mostrando os diferentes locais, a sequência dos acontecimentos, as expressões, as músicas, as surpresas, as danças, … E gosto também de ver um equilíbrio entre mostrar os detalhes e evitar o que é supérfluo. Para isso acho essencial escolher uma equipa que, para além de ter um bom cameraman, tenha um bom editor de vídeo, com sensibilidade para captar o essencial e para perceber a perspectiva e as prioridades dos noivos. E claro que, para que realmente funcione, é muito importante que haja uma conversa prévia e assim se perceba a que é que as pessoas dão mais importância.

Para além disso, há a questão das músicas, que são essenciais em muitos momentos do vídeo. Neste caso, acho que os noivos devem apresentar uma lista das músicas que gostariam de colocar, incluindo uma mistura de músicas mais animadas e outras mais calmas, de modo a dar espaço de manobra ao editor. Isso evita que depois haja desilusões por haver músicas com que não nos identificamos de todo.
No meu caso, pensámos muito acerca do tipo de músicas que deveríamos escolher, e decidimos não colocar nenhuma que estivesse associada a outros momentos importantes da nossa vida. Eu, pessoalmente, quando vejo algumas vezes um vídeo, passo a associar a banda sonora àquelas imagens e àquele contexto; por isso é que não queria usar músicas que nos acompanham há anos e que já associamos a sentimentos. Não sei se faz muito sentido pra vocês, mas foi a nossa perspectiva.

Quanto à sequência dos acontecimentos no filme e à duração de cada um, confesso que gosto que haja uma certa dinâmica, por exemplo sem focar durante demasiado tempo um beijo ou um olhar ou uma pose para a fotografia. Isso pode tornar-se aborrecido e desconfortável até para os próprios noivos. E, falando acerca de filmar durante uma sessão fotográfica, sinceramente é algo que não gosto de ver. Acho que mal se deve notar a presença do cameraman, que por sua vez deve captar movimentos e reacções naturais.

Relativamente à edição, há pessoas que optam por mostrar os momentos na sequência em que aconteceram, há outras que gostam de contar uma história, muitas vezes até com narrador, e há ainda outras que fazem algo mais cinematográfico, com uma alteração da sequência lógica, mas atingindo um resultado harmonioso e, sem dúvida, artístico. Já vi vídeos fantásticos de todos estes tipos.

Por fim, aconselho a fazerem também (ou seja, para além do vídeo principal) um vídeo curtinho com um apanhado geral dos momentos-chave. Isso pode ser muito útil se quiserem mostrar às outras pessoas, evitando que se aborreçam com um filme tão longo ;)


Vocês optaram ou vão optar por ter vídeo?

9 comentários:

john disse...

Por este andar (solteirissima) nao vou ter casamento e entao video nem se fala :P lool mas se um dia realmente casar, quero ter video! Mas concordo contigo, um video rapido sem ser maçudo e sem aqueles close up de beijos e afins !
beijos
john

V. disse...

Tivemos video e seguimos todos os critérios que descreveste.
Ficou muito giro e nada chato de se ver. E não estou a ser parcial na opinião, os nossos amigos têm adorado o nosso video de casamento, alguns pedem contacto do fotógrafo e tudo :)

Cristiane disse...

Oi tudo bem, no meu casamento não abro mão de um bom fotográfo e cinegrafista pois acho que são as unicas imagens que ficam pra sempre.Adorei seu blog, estou te seguindo seria muito bom ter vc no meu bjs.
http://noivasemevidencia.blogspot.com/

Sara disse...

Eu quis ter um filme e confesso que adorei o resultado final! Foi tudo muito falado com o camara men que por acaso foi quem fez a edição a pedido nosso porque estava por dentro das nossas intenções. É claro que as músicas foram todas escolhidas por nós e as imagens foram também selecionadas por nós em algumas partes.

Queen of Hearts disse...

Eu não estou nada arrependida de ter escolhido ter vídeo. E acho tudo o que disseste essencial quando se toma essa opção! ;)

Sofia disse...

Eu tenho vídeo e acho que fiz muito bem:) Os meus filhotes já o viram vezes sem fim e adoram revê-lo
( apesar de na época ainda não constarem dele eheh).
bjs

Unknown disse...

Eu não vou ter vídeo de casamento porque não pretendo casar, mas acho uma óptima ideia! Acho que tb é uma forma bonita de registar o acontecimento, pois rever as imagens deve ser muito giro:-) Bj

Su m disse...

No nosso caso, e porque eu até à data não tinha gostado particularmente de nenhum video de casamento que tinha visto, optámos por outra alternativa.
Demos a sugestão aos nossos amigos - que nos tinham perguntado o que queríamos que nos oferecem-se - e eles aceitaram. Ofereceram-nos uma câmara de filmar digital HD e com ela filmaram todo o casamento incessantemente. Devo dizer que as filmagens ficaram fantásticas - a câmara rodou pelos convidados - e apesar de não terem qualquer edição ou montagem com músicas, não trocava o vídeo com que ficámos por outro qualquer.
A câmara usámo-la para a lua de mel também e temo-la usado desde então :)

E? disse...

Obrigada pelos vossos testemunhos e pelas vossas sugestões!

E a ideia da Su também é muito interessante :) Nesse caso em particular, foi acima de tudo uma bonita prova de amizade.

Nós aqui em casa vemos o vídeo algumas vezes, e sabe sempre muito bem :)
Mas pensar no que disse a Sofia ajuda a encontrar ainda mais vantagens para ter vídeo: os filhos poderem ver como foi o casamento dos pais :)

Por acaso no post há algo que não referi. Eu fiquei a saber que alguns convidados reparam se toda a gente aparece no vídeo, e até quantas vezes isso acontece. Claro que podemos dar ou não importância a isso... mas é simplesmente outro aspecto a ter em conta.

beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...