3.3.10

Elogios etc.

Eu nunca tinha pensado neste assunto até há algum tempo atrás, quando alguém me chamou a atenção para isso.
Basicamente, quando recebo um elogio tenho tendência a dar pouca importância, esquecendo-o, ou tentando justificá-lo (por exemplo, a pessoa que o deu é muito próxima e "o amor é cego", ou então queriam apenas fazer-me sentir bem, ou não havia mais ninguém e por isso escolheram a mim, entre outros motivos).
E não são raras as vezes em que, passado um tempo, não me lembro mesmo de que disseram aquelas coisas positivas a meu respeito. E chego mesmo a questionar-me acerca da opinião das pessoas e acerca do facto de não dizerem nada a respeito de determinada situação.
A verdade é que disseram, mas eu praticamente filtrei, retendo as críticas negativas e deixando passar as positivas.

Se calhar o meu dia-a-dia seria bem mais agradável se retivesse todas e me lembrasse essencialmente dos elogios, não?!

8 comentários:

Queen of Hearts disse...

Oh meu Deus como me revejo nisto que dizes! Ainda ontem levei um raspanete do M. por causa disso! Faço essa filtragem errada com toda a gente: M., amigas, clientes...

Acredito que, no meu caso, tudo terá a ver com o facto de não ter sido muito elogiada quando era criança/adolescente. Isto porque verifico que as pessoas que foram desde cedo levadas a ter uma auto-confiança mais elevada, por serem elogiadas, incentivadas, etc., são hoje adultos mais seguros de si mesmos e que conseguem reter muito mais facilmente aquilo que ouvem de positivo sobre si (às vezes nem precisam de ouvir).

Não sei, mas o certo é que me identifico a 100% com o que disseste. :)

amartins disse...

Mais uma que se junta ao clube.
Ouvir um elogio sempre me deixou desconfortável, sentia o impulso e a obrigação imediata de diminuir e justificar...
Tive de aprender que um elogio se aceita e agradece.
O engraçado é que sou de "elogio fácil" a 3ºs.
É estranho como se pode ter double standards: exigentes para nós mesmos e compreensivos para com os outros...

Gostei muito deste post!

soniarabeca disse...

Compreendo bem o que dizes. E acho que todos temos maneiras diferentes de reagir aos elogios. Eu por exemplo, apesar de gostar bastante de elogios, fico um bocado "encabulada" sem saber muito bem o que dizer depois.
Beijinhos

Purple disse...

A verdade é que muita gente tem esta tendencia natural. Eu contra mim propria falo.

Normalmente somos tão exigentes connosco proprias que só retemos as criticas negativas, mas a verdade é que as positivas revelam que afinal não estamos assim tão longe dos nossos propósitos.

beijus

Unknown disse...

Os elogios são para agradecer e não questionar:-) Bj:-)

Sofia disse...

Tenho uma amiga assim, parece que até tem vergonha de aceitar os elogios e então nem os ouve...
Um elogio de um amigo é sempre verdadeiro e se lhe prestarmos a atenção que merece, ficamos com a alma mais quentinha... Há dias em que um elogio pode fazer milagres. Eu acho...
bjs

V. disse...

Acho que sim, deves reter os elogios (os verdadeiros, não os dos bajuladores que querem alguma coisa em troca), analisar as criticas construtivas e descartas as "criticazinhas" sem fundamento.

E? disse...

Obrigada pelos comentários :)

Eu agradeço sempre os elogios e não contradigo as pessoas. Por exemplo, se me disserem que o meu cabelo está bonito, eu digo "obrigada"; não digo "não está nada! não vês esta parte aqui que está horrível?".

Mas com o passar do tempo esqueço-me que os recebi.

Por exemplo, não me lembro de quase nada que disseram no dia do meu casamento... a não ser aquilo que disseram que estava mal :p

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...