7.10.09

Para marcar as mesas e distribuir as pessoas


Muitas pessoas querem escolher um tema para o casamento pelo simples facto de facilitar a organização das mesas. E eu compreendo perfeitamente.
No entanto, apesar de darmos nomes ou números às mesas, não quer dizer que tenhamos que fazer os convites, o porta-alianças e tudo o resto de acordo com isso. Há casos em que fica bem combinar, mas há outros em que essa "obrigatoriedade" é limitadora e apenas ajuda a complicar.

A forma mais comum de guiar as pessoas para as respectivas mesas baseia-se na utilização de um placard em que se indica o nome de cada mesa e os nomes das pessoas que nela vão ficar, numa lista.


O placard pode estar pendurado na parede ou, por exemplo, apoiado num cavalete. Muitas pessoas têm uma base (cortiça, cartão, ...) e colam por cima rectângulos correspondentes às mesas. Eu normalmente gosto mais de ver placards em que tudo foi impresso ao mesmo tempo, com uma imagem de fundo ou várias imagens.



As mesas podem ser colocadas numa ordem aleatória, ou então pode ser feito no placard um esquema da sala, distribuindo as mesas numa disposição idêntica à da sala.




Uma alternativa ao placard consiste na utilização de vários cartões (um cartão por mesa) pendurados numa árvore, num fio ou num outro suporte.




Também se pode fazer quadros grandinhos para colocar na parede (lado a lado ou, por exemplo, espalhados pela sala), cada um com a imagem e os nomes correspondentes a uma mesa. E algo semelhante pode ser feito com molduras (as que normalmente utilizamos para fotos) sobre uma mesa em vez de quadros na parede.




Há também quem faça uma distribuição mais interactiva, colocando numa mesa vários cartões, cada um com o nome de uma pessoa (e o nome da mesa atrás), organizados por mesas. Cada pessoa pega no seu cartão e dirige-se para a mesa :)
Em vez de colocarmos só cartões, podemos optar por objectos, como nestas imagens:



Cada mesa corresponde a um objecto (frutas, carros, chocolates, tipos de chá, ímans, ...), e na mesa de entrada coloca-se várias réplicas do mesmo objecto para as pessoas de uma mesma mesa. Em cada réplica é escrito um nome. Neste caso é possível fazer um 2 em 1, porque os objectos podem funcionar como lembranças.

Um outro exemplo é a colocação de cartões (cada um com um nome) por ordem alfabética sobre uma mesa (como acontece em muitas conferências), com o nome da mesa escrito por trás.



Podem também estar os noivos à entrada da sala, sendo eles a distribuir os cartões.

Em qualquer um dos casos, pode haver pessoas a acompanhar os convidados às respectivas mesas. Claro que isso pode ser complicado, por ser muita gente, mas é sempre possível acompanhar apenas os idosos e as pessoas com mais dificuldades.

Nas mesas, para colocar os marcadores, pode utilizar-se suportes de madeira, de acrílico, de fimo, de arame, ..., ou então simplesmente pousar o cartão marcador sobre a mesa.

Tudo isto pode geralmente ser feito num fotógrafo ou numa gráfica, ou então por nós mesmos :)

2 comentários:

L de Leão disse...

Um post útil, completo e muito interessante ;)!

amartins disse...

L de Leão,
só acrescentarei às tuas palavras: " muito bem escrito"!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...