24.9.09

Convites de casamento

Os convites são, normalmente, a forma como damos a saber à nossa família e aos nossos amigos que vamos casar. É através deles que vamos dizer onde e a que horas vai ser o casamento, e é também através deles que vamos abrir um pouco o véu acerca de como vai ser a festa. O facto de ser formal ou informal, o tipo de letra, os desenhos, o papel, o texto e outros detalhes vão ser importantes para mostrar o estilo que pretendemos seguir.

Se o texto for informal, com umas brincadeiras pelo meio, as pessoas vão talvez ficar com a ideia de podem usar uma roupa mais à vontade, por exemplo.
E, se essa for a intenção dos noivos, fica atingido o objectivo.

Aquilo que eu acho importante, independentemente do tipo de texto, é a utilização de uma linguagem cuidada, sem erros gramaticais. Mesmo que não sejamos uns peritos nessa matéria, podemos sempre pedir ajuda a quem perceba mais do que nós. E isso não custa nada!

Quanto à forma, temos várias opções:

1) colocar os nomes dos pais, dizendo que são eles que convidam para o casamento dos seus filhos;

2) colocar os nomes dos pais e dos noivos, dizendo que todos juntos convidam para o casamento

Ex. 1:
(nome do noivo) e (nome da noiva)
juntamente com os seus pais
(nomes dos pais do noivo) (nomes dos pais da noiva)
têm o prazer de o convidar a participar (...)

Ex. 2:
Nós, (nome do noivo) e (nome da noiva),
juntamente com os nossos pais,
(nomes dos pais do noivo) (nomes dos pais da noiva),
temos o prazer de o convidar a participar na celebração do nosso casamento, (...)


3) colocar apenas os nomes dos noivos (cada vez mais é escolhida esta opção, principalmente porque já é normal serem os noivos a tratar de tudo);

4) quando os noivos já têm filhos, às vezes colocam no convite os nomes dos filhos, escrevendo que convidam para o casamento dos pais (a não ser que os filhos sejam crescidos, e estejam por exemplo a organizar a festa dos pais, não sou muito adepta desta opção).


Pode ainda ser colocada uma frase ou um poema que seja especial para os noivos. Dá um toque pessoal e, a meu ver, pode ficar muito bonito.


Os convites podem ser feitos em lojas especializadas, quer seguindo modelos predefinidos, quer idealizando o nosso próprio modelo, mas também podem ser feitos por nós. Podem ser em formato de postal, de caixa (escrevendo por fora ou por dentro, sendo neste caso necessário desdobrar a caixa para ler), de rolo (como um diploma ou um pergaminho), de livro, de cartão, ...

Na minha opinião, devemos escolher um papel bonito e não muito fino. Fica mais caro, mas o efeito final compensa.
Para o exterior, há imensas opções:

- sisoflor ou sizoflor (também chamado de tela ou rede): pode ser comprado em floristas, em papelarias, em lojas de artigos para casamento, em mercados (por exemplo no Mercado do Bolhão, no Porto), pela net, ...


- papel de "embrulho" espesso, vendido às folhas em papelarias: há alguns muito bonitos, com relevos, recortes, desenhos, ...

- papel de parede: ultimamente, muitas pessoas têm optado por papel de parede em vez de papel de embrulho, talvez por ficar mais barato quando é comprado em grande quantidade e por ter uma maior variedade de cores e padrões; muitos têm desenhos em alto relevo, e eu pessoalmente acho que ficam muito bem em convites


- fitas de veludo


- fitas de cetim


- fivelas de metal, de brilhantes, de tecido (muitas vezes usadas para prender as fitas)

- arame: pode ser usado, por exemplo, à volta de um convite em rolo; é possível moldar de diversas formas, como uma clave de sol, uma flor, algo abstrato, as iniciais dos noivos, ...


- tecido

- bordado, por exemplo em ponto de cruz ou como os lenços dos namorados tipicamente portugueses



- canas de bambu (por exemplo, com o convite em rolo dentro)



Quanto ao tipo de letra, depende também do estilo do convite e da festa.

Pode ser clássico


moderno



ou uma mistura dos 2




Podemos utilizar um tipo de letra do computador, recorrer aos serviços de uma gráfica ou de um calígrafo, ou mesmo ser nós próprios a escrever com a nossa letra. Sem dúvida que ficará personalizado.

Como vemos em várias das imagens que coloquei, muitas pessoas optam por colocar desenhos, cornucópias e arabescos. Podem ser colocados num canto, num dos lados ou na página toda, e podem também ser usados como "símbolo" do casamento (podendo estar presentes no livro de honra, nas ementas, nos guiões, nos marcadores de mesa, etc.).




O convite pode ter em anexo um mapa com as direcções para os locais da cerimónia e da recepção. No entanto, este também pode ser fornecido no dia do casamento, uma vez que é muito comum as pessoas esquecerem-se de levar os convites.


Quanto à entrega dos convites, sugiro que seja feita pessoalmente sempre que for possível. Mostra consideração pelos convidados, e cria uma oportunidade para conversar e muitas vezes para que um dos noivos conheça o convidado, e vice-versa.

Quando se quer informar as pessoas acerca do casamento com muito tempo de antecedência e ainda não se tem os convites prontos, pode-se entregar uns cartões "Save the date". Estes são mais simples que os convites e normalmente ajudam os noivos a garantir que os convidados não vão marcar mais nada para essa data.



Se precisarem de ajuda para escrever o texto dos convites, podem contactar a Costureira de Palavras.

11 comentários:

Unknown disse...

Este post tá muito util...sobretudo para quem já anda, como eu, a ver convites e qual a melhor forma!

PArabéns pelo óptimo trabalho

**Sandra L.

amartins disse...

Parabéns! Aqui está um post muito útil que foi escrito e ilustrado de uma forma muito clara e precisa.
Um excelente guia na escolha de convites!

E? disse...

Obrigada, meninas :)

Sandra, se quiseres ajuda relativamente a algo que eu não tenha escrito no post, diz, que é possível que eu saiba.

Anónimo disse...

Acho que este é dos melhores posts do blog! Parabéns pela organização de ideias e obrigado pelas excelentes sugestões de convites, que certamente agradarão diferentes gostos...Pessoalmente, gostei muito da ideia do sisoflor.

Unknown disse...

Obrigada pela ajuda...neste momento quero me despachar da quinta, que tá a ser dificil a escolha, mas felizmente ainda falta mto tempo po nosso dia, mas com certeza que se tiver alguma duvida, já sei a quem perguntar :)

O post tá mesmo mto bem escrito...

Anónimo disse...

Olá adorei o post, além de estar muito bem escrito, está bastante abrangente no que diz respeito a esta temática, que apesar de muitas vezes não lhe ser dada a devida importância, é crucial porque se trata do 1.º impacto da tão aguardada festa!
Vou casar em Setembro deste ano, e ainda não sei como serão os convites, partilho o teu gosto por uma frase marcante no convite, mas queria algo diferente...mas não sei o que! :)
Em relação ao texto, também gostaria da tua opinião sobre uma questão: no caso de um dos pais ser falecido, como respeitar o protocolo de uma forma elegante(ie sem a expressão latina) ?

beijinhos e parabéns pelo blog esta super-completo ;)

JM

E? disse...

JM, muito obrigada por aquilo que disseste, e parabéns pelo casamento :)

Quanto à frase, pode ser um excerto de poema com que vocês se identifiquem relacionado com Amor ou com União...

Relativamente ao texto, eu acho que colocaria algo como

Nós, (nome da noiva) e (nome do noivo),
juntamente com os nossos pais
(não indicando os nomes)
temos o prazer (...)

ou então apenas o nome dos noivos.

Fica elegante de ambas as formas.


______

Se quiseres algum tipo de ajuda nos preparativos, diz!

beijinhos

Anónimo disse...

Obrigada pela sugestão, honestamente já tinha pensado em colocar só os nossos nomes, juntamente com os nossos pais (que todos sabem quem são) e não colocar o nome dos mesmos!

De qualquer forma obrigada pela sugestão que foi aceite :) Tenho de começar agora a ponderar sobre os mesmo, em relação a "temas" sou ani-temas lol! O tema seremos nós, há melhor tema para um casamento? :)

Queria algo sofisticado e bastante elegante :) vou vendo algumas ideias entretanto, alguma novidade que tenhas connhecimento "posta" aqui :)

Beijinho

JM

E? disse...

Claro que sim!

E, quanto aos temas, temos a mesma opinião ;)


beijinhos

Camila disse...

Adorei o post! Vou casar em outubro e estou com alguma dificuldade em organizar tudo porque vivo em Inglaterra e o casamento vai ser em Portugal... Gostava muito de poder fazer os convites eu mesma, mas acho que não tenho nem tempo nem habilidade hehe tem alguns fornecedores que me possa indicar? Obrigada e votos de continuação de bom trabalho!

Hoje Vou Casar Assim disse...

Olá Camila,
Parabéns pelo casamento :)
Se me enviar um email para hojevoucasarassim@gmail.com , eu poderei dar todas as indicações.

beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...