7.6.09

Tema... theme... whatever

Há muitas tradições associadas ao casamento, mas há também modas... e a escolha de tema para o casamento é uma moda. Claro que não vou dizer que não concordo com isso, porque pode ser de grande utilidade encontrar algo que ajude a uniformizar a decoração, os convites, as lembranças, e outros detalhes. No entanto, tudo tem os seus limites, e passo a explicar o que quero dizer com isto.

"Tema", em português, é normalmente associado a coisas, situações, profissões, passatempos, etc.. No entanto, a palavra inglesa "theme" (a partir da qual se lembraram do "tema" de casamento, suponho eu) pode referir-se apenas a um "colour theme", ou seja, a uma cor ou conjunto de cores escolhidas para a festa, que contribuem para que fique tudo mais ou menos homogéneo. Assim não corremos o risco de ter os centros de mesa de uma cor, o livro de honra de outra, os convites de outra e as toalhas de mesa totalmente diferentes de tudo isso.

A verdade é que, hoje em dia, os noivos vão muito para além das cores e escolhem, por exemplo, o tema "sonhos", ou "tradições do casamento", ou "Natal", ou "viagens", ou "cidades", ou outra coisa qualquer. Eu não tenho nada contra isso, desde que surja naturalmente e tenha uma ligação óbvia ao casal. Se assim for, pode ter utilidade por exemplo para distinguir as mesas com marcadores. Não acho piada é que as pessoas se sintam obrigadas a escolher alguma coisa, só porque é normal ter um tema.

Para mim, o "casamento" já é o tema, por si só. Escolher algo como "Amor", ou "Sentimentos", ou até "Nós próprios" parece-me algo redundante, dado que o Casamento já envolve tudo isso. Sem nos prendermos a uma palavra em particular, podemos ir fazendo escolhas associadas ao evento em si, ao amor entre o casal e às vivências dos dois.

Para que este post não se limite a texto, vou colocar algumas sugestões para uma decoração em tons de vermelho:

4 comentários:

Anónimo disse...

Eu cá tb nunca percebi muito bem essa do tema...mas por uma questão de organização das mesas escolhemos um :)
Quanto às cores...pequei...o convite não teva nada a ver com o resto...digamos que foi para haver surpresa :)
Veeny

E? disse...

Isso até dá um toque de classe e de irreverência ;)
É como usar uma roupa toda alternativa e colocar um chapéu digno das corridas de Ascot. lol

Btw... o teu convite era espectacular e até estava dentro do padrão "cores bebé"! eheheh

Pseudo Jardineira disse...

O meu tema nada terá a ver com o vermelho, mas na decoração vai predominar o vermelho.
Como o meu vestido é todo pérola, adorei ver o efeito de um bouquet vermelho. O contraste fica espetacular, como se pode ver nas tuas fotografias.
Nas mesas també vamos ter o vermelho a combinar com o meu bouquet.
O tema é chás e infusões e no dia a dia nem uso o vermelho. Mas neste dia fica lindo!

E? disse...

Eu também adoro ver vermelho com branco ou pérola!
Depois gostava muito de ver as tuas fotos :)

E... bem-vinda ao blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...